GREVE NA REDE ESTADUAL DE EDUCACÃO DE MINAS GERAIS

Professores da cidade de Coração de Jesus, indignados com a situação atual da educação e descaso com os educadores, aderem à greve e protestam em praça pública. Presentes também, os alunos, pais e alguns representantes da comunidade corjesuense.

Professores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais decidem em Assembleia, continuar em GREVE por tempo indeterminado.
Assembleia dos Professores da Rede Estadual de Educacão de Minas Gerais dia 15/04/2010 em Belo Horizonte/MG.

No dia 15 de abril de 2010, os professores da rede estadual de educação do Estado de Minas Gerais, reuniram-se na Praça da Assembleia Legislativa em Belo Horizonte com objetivo de discutir sobre as reivindicações feitas e dialogadas com o governador em exercício ANASTASIA, que negou o cumprimento da Lei Federal nº 11.738/08, que garante o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para todos os trabalhadores em Educacão. Além disso, vários outros direitos foram negados à categoria.
Está comprovada a queda crescente da remuneração e salários dos professores nos estados de SP, MG, RGS e, achatamento salarial nas regiões Sul e Sudeste.
A intransigência do governo ultrapassa as fronteira do achatamento salarial dos servidores.
O IPSEMG se encontra abandonado.
Outro problema evidente é a falta de transparência do FUNPENG.
Servidores efetivados ficaram a mercê dos seus direitos trabalhistas e instabilidade no emprego. Servidores contratados...CLT ( privatizados? ).
Para conseguir sobreviver o profissional da Educação tem que acumular cargos e funções o que provoca em muitos, doenças ocupacionais, distanciamento dos familiares e do lazer, além de prejudicar a qualidade do ensino.
Aprendemos desde cedo que todos temos direitos e que devemos ser respeitados e valorizados. Por isso lutamos por dignidade e exigimos respeito e valorização à nossa categoria.

Professores recebem o apoio do Dep.Estadual Welliton Prado e outros deputados estaduais. Veja nosso contra-cheque!

O governo Aécio/Anastasia trata a educacão mineira como mais um produto vendido por suas milionárias campanhas publicitárias. Porém, a verdade é bem diferente da anunciada. Minas paga o oitavo pior salário do país, sem falar do descaso da educacão como um todo. Alguns deputados também não estão condigentes com esta situacão e levantam a bandeira juntamente com os professores, pais de alunos e comunidade.

Quem não luta por seus direitos, não é capaz de lutar pelos direitos dos outros.
Professores de todas as regiões de Minas Gerais reunidos na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte.

GREVE : O exercício de um direito do servidor.


O direito de greve dos servidores públicos é legítimo, estando previsto constitucionalmente no artigo 9º da Constituição Federal de 1988. A regulamentação deste direito foi feito pela Lei Federal nº 7.783 de 28/06/89, por força da decisão proferida no Mandado de Injunção nº708 do Supremo Tribunal Federal.
Por isso é vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos ( art. 7º, § único da Lei 7.783/89).
A ausência no trabalho por motivo de greve não pode ser confundida com falta injustificada, não podendo ocorrer punições pelo Governo do Estado.
A decisão sobre os cortes e o não pagamento dos dias parados, ainda que repostos, constitui forma indireta de sonegar ao aluno o direito à educação, constituindo-se também decisão ditatorial, que fere todos os princípios de um Estado Democráticos de Direito.
A falta dos servidores devem ser lançadas nos livros de ponto com a expressão de falta por motivo de greve, a cada dia ou período de paralisação.

O Servidor EFETIVO, DESIGNADO, EFETIVADO PELA LEI 100, EFETIVO EM ESTÁGIO PROBATÓRIO não pode sofrer qualquer retaliação em função de participar da greve. ( Boletim do Sind-UTE de MG.)


Assista ao vídeo da passeata dos professores de Minas Gerais em Belo Horizonte/MG

QUEM TEM COMPROMISSO COM A EDUCACÃO, TEM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE!

www.sindutemg.org.brManifestação na Praça Ferreira Leal de Coração de Jesus-MG.
Os educadores da educação estão em greve desde o último dia 08 de abril, e o Sindicato tem realizado um forte trabalho de fortalecimento do movimento. Comandos de greve já estão montados nas subsedes e também na sede central do Sind-UTE/MG, em Belo Horizonte. A greve não tem data para acabar, e os próximos passos do movimento sempre serão definidos em assembleia, maior deliberação da categoria. Esta greve já atingiu mais de 70% das escolas de Minas Gerais, incluindo todo o Centro-sul do estado e cidades pequenas como Coração de Jesus ( norte) e outras.
Convidamos os colegas, formadores de Cidadãos Críticos e Construtivos, que ainda não aderiram à Greve, para se juntarem aos demais educadores neste pleno exercício de cidadania. Greve é um direito de todo servidor público e está previsto na Constituição.

" Ser Cidadão é estar no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado".