Urbanização e crescimento das cidades.

Município de Coração de Jesus/Mg
BRASIL
Urbanização é quando o crescimento percentual das cidades crescem mais do que as áreas rurais. 
Crescimento urbano é o crescimento vegetativo ou natural da cidade ou seja, é a expansão da própria cidade em sua malha urbana .
Coração de Jesus/Mg na década de 1930
(foto.Bira Macêdo)
Um forte êxodo rural acontece em consequência das precárias condições de vida no campo e da atração exercida pelas grandes cidades com melhores ofertas de empregos principalmente nas indústrias. No caso brasileiro contribuiu ainda os benefícios das leis de proteção ao trabalhador urbano a partir de 1943.
 
Exposição dos trabalhos de geografia sobre Urbanização
7º ano (E.E.Benício Prates)
Problemas ambientais urbanos
           Nas grandes cidades, a retirada da vegetação, as construções, a produção de calor e o lançamento de poluentes na atmosfera geram múltiplos efeitos sobre todos os aspectos naturais do meio ambiente, como o clima, a hidrologia, o relevo, a flora e a fauna. A maneira mais comum na qual a inversão de superfície se forma é através do ar gelado perto do chão à noite. Quando o sol se põe o chão perde calor muito rápido e isso esquenta o ar que está em contato, entretanto, como o ar não é bom condutor de calor, o ar logo acima da superfície continua quente. 
           O vento pode levar à poluição do ar para lugares muito distantes das indústrias e dos veículos que a geraram. O bombeamento da água subterrânea pode causar alteração no nível do lençol freático em vastas extensões.
           Até meados do século XX, os problemas ambientais urbanos estavam praticamente restritos a um seleto grupo de países do planeta, pois neles se concentrava a maior parte das grandes cidades e das indústrias.
           Nas metrópoles dos países pobres, a falta de investimentos públicos e a miséria generalizada frequentemente transformam os problemas ambientais em questões cruciais de saúde pública.
 
Alunos do 7º A, E.E.B.Prates em aula de geografia pesquisando sobre urbanização brasileira.
O clima urbano
A atmosfera que envolve as grandes cidades possui características próprias no que diz respeito à temperatura, à umidade e à velocidade dos ventos. A tabela abaixo dimensiona as principais alterações clima
A urbanização é o fenômeno que resulta em um aumento da população que vive nas cidades em relação à que vive no campo. O Brasil é majoritariamente urbano desde a década de 1960, quando o país passou por um processo de industrialização. Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em cidades.
 
Maquete produzida pelos alunos do 7º A, E.E.B.Prates.
Metrópole  
Grande aglomeração na qual uma cidade central polariza (política, econômica e culturalmente) uma ampla região constituída de várias outras cidades - é a maior amostra do poder do homem para transformar o ambiente natural.
De maneira geral, os problemas ambientais se manifestam mais nas grandes cidades, em comparação às pequenas ou ao meio rural. Nesses grandes centros urbanos há problemas ambientais que produzem diversas conseqüências sobre todos os aspectos do meio ambiente natural (como a fauna, a flora, o relevo, o clima e a hidrologia). Além da poluição atmosférica, as metrópoles apresentam outros problemas ambientais, como:

Poluição sonora :  provocada pelo excesso de ruídos (do trânsito de veículos automotores, indústrias, obras nas ruas, movimento de pessoas, propaganda comercial, sirenes e alarmes, atividades recreativas, entre outras). Isso pode causar danos aos seres humanos, como estresse, efeitos psicológicos, distúrbios neurológicos, náuseas e cefaleias, até a perda da audição.
Alunos da E.E.B.Prates em aula de geografia sobre urbanização.
Poluição visual: ocasionada pelo excesso de cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc. dispostos no ambiente urbano e que escondem a fachada das casas e dos edifícios - e, principalmente, a paisagem natural.
Cachoeira do Espigão, município de C.Jesus/Mg.
Água e esgotos: devido ao excesso de consumo de água e à poluição dos mananciais (reservas de água) por resíduos domésticos e industriais, os sistemas de abastecimento tornam-se cada vez mais caros, pois quando as reservas locais estão contaminadas é preciso, para abastecer os grandes centros urbanos, transportar água de locais distantes.
O esgoto também se configura num problema grave, sobretudo nas cidades dos países em desenvolvimento, que não dispõem de redes completas de coleta e de estações adequadas de tratamento.
Como consequência, ocorre a poluição das águas dos rios e córregos, causada pelo lançamento de efluentes industriais e agrícolas - e também de esgotos domésticos, além de outros resíduos sólidos.
B.Diamante II - Coração de Jesus/Mg.
No estudo desenvolvido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), intitulado "Além da Escassez: Poder, Pobreza e a Crise Mundial do Fornecimento de Água", a agência das Nações Unidas informa que, anualmente, 1 milhão e 800 mil crianças morrem de diarreia (o equivalente a 205 crianças por hora), 443 milhões faltam à escola por doenças causadas pelo consumo de água inadequada e metade da população dos países em desenvolvimento passa por algum problema de saúde dessa natureza.
Congestionamentos frequentes: um dos problemas que tem recebido maior atenção de especialistas e governos é referente ao tráfego e à crescente motorização das populações urbanizadas. Nas grandes cidades, a expansão da motorização individual gerou um aumento nos deslocamentos por automóvel, ao passo que a utilização dos transportes públicos estagnou ou declinou.
Metrópole
Nas cidades dos países em desenvolvimento, devido à carência de adequados sistemas de transporte público, o uso do automóvel foi privilegiado para os habitantes realizarem seus deslocamentos. Além disso, a expansão das cidades e a conseqüente formação de subúrbios distantes do centro propiciaram o aumento das distâncias percorridas por aqueles que diariamente se deslocam para trabalhar, utilizando, para isso, o automóvel.
Pça. Ferreira Leal ( C.de Jesus/Mg.)
Assim, o congestionamento das vias urbanas de tráfego é resultado da ligação desses dois processos. Vale lembrar ainda os impactos locais ocasionados pelo automóvel, como a poluição do ar, a poluição sonora e os acidentes de tráfego, bem como a infra-estrutura viária construída (pistas expressas, vias elevadas, viadutos, anéis periféricos), que consome amplos espaços, descaracteriza grande parte da paisagem urbana e deteriora parques, praças e áreas residenciais.
Aula de Geografia
(Urbanização e suas consequências)
Carência de arborização: entende-se por arborização urbana toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. As árvores desempenham uma importante função nas áreas urbanizadas, no que se refere à qualidade ambiental. A sua falta implica em diversas conseqüências para o ambiente urbano, já que elas realizam a purificação do ar por meio da fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através de mecanismos fotossintéticos.
Pça. Dr. Samuel Barreto
Coração de Jesus/Mg.
As árvores melhoram o microclima da cidade, retendo a umidade do solo e do ar e gerando sombra; influenciam o balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo e provocando evapotranspiração mais lenta; protegem as nascentes e os mananciais; reduzem a poluição sonora, pois amortecem os ruídos; e, finalmente, servem de abrigo à fauna, principalmente aos pássaros.