INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Coração de Jesus/MG

Chirley, Carol, Mª Carolina(6ºA), MªCarolina (9ºA), Talita, Daniela, Aracy como as camponesas e Lucas Torres, Luiz Henrique, Juan como gaúchos, representaram o Centro-sul do Brasil no desfile cívico da E.E.Benício Prates.
A cidade de Coração de Jesus, Minas Gerais, apresentou no dia 7 de Setembro um lindo Desfile Cívico retratando as várias faces encontradas no Brasil, incluíndo culturas e realidades políticas que foram demonstradas nos temas :
" Brasil, Que País é Esse!" da E.E.Benício Prates.
"Minha Pátria, Minha Cidade, Minha Vida!" da E.E.Coronel Francisco Ribeiro.
"Proerd X Escola X Família, parceria que deu certo" da Polícia Militar,
além da participação da E.Municipal Querino José da Silva.
Embora a EDUCAÇÃO não esteja sendo priorizada como necessário, pois isso só acontece nos discursos políticos eleitoreiros, a comunidade escolar ainda acredita que a escola é o melhor lugar para nossos filhos e com certeza é a educação a chave para um futuro melhor.
Parabéns E.E.Benício Prates pela bela apresentação no desfilie de 7 de sembro/2010.
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga".
As Unidades Federativas do Brasil representadas pelos alunos do 9º ano e EJA3 da E.E.Benício Prates.
De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.
O Prefeitos que administraram Coração de Jesus, representados pelos alunos da E.E.Cel.Francisco Ribeiro.
A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
Alunas da E.E.Benício Prates representam os imigrantes no Brasil.
Podemos considerar o início da imigração no Brasil a data de 1530, pois a partir deste momento os portugueses vieram para o nosso país para dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Porém, a imigração intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não-portugueses, que vieram para cá durante a regência de D. João VI. Devido ao enorme tamanho do território brasileiro e ao desenvolvimento das plantações de café, a imigração teve uma grande importância para o desenvolvimento do país, no século XIX.
Alunos da E.E.Benício Prates representando alguns dos imigrantes no Brasil durante o desfile de 7 de setembro.
Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitando o Paraná, os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia, os italianos de Veneza, Gênova, Calábria, e Lombardia, que em sua maior parte vieram para São Paulo, os japoneses, entre outros. O maior número de imigrantes no Brasil são os portugueses, que vieram em grandenúmero desde o período da colonização.


6 comentários:

Anônimo disse...

Quantos prefeitos corruptos!
Salvam-se apenas quatro.
Coração de Jesus precisa aprender a escolher melhor seu prefeito.
É uma cidade tão linda!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Mas este desfile está liiiindooooo!
Parabéns escolas de Coração de Jesus!
Gente bonita, heim?

Anônimo disse...

Ainda vou conhecer esta cidade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

o disfile da E.E.CORONEL FRANCISCO RIBEIRO foi o melhor não dismerecendo a E.E.Benicio Prates que teve um desfile muito bom.