...OS FÓSSEIS...

Réplica de fósseis construídas pelos alunos do 6º ano A e B da E.E.Estadual Benício Prates, sob coordenação da prof.de geografia Selma Galiza. (2009)
Exposição na biblioteca da E.E.Benício Prates.

PARABÉNS ALUNOS!

Com o resfriamento da terra, a maior parte das águas foi depositada nas depressões da crosta terrestre, formando os antigos oceanos. Posteriormente, surgiram seres vivos muito simples nos oceanos. Daí, em diante, surgiram os animais e os vegetais que ao longo do tempo geológico, calculado em cerca de 4,6 bilhões de anos, foram se diversificando e transformando, até os dias atuais.

Com base no estudo das rochas e dos fósseis, a Geologia escreve a história da Terra

Da mesma maneira como os historiadores fazem a reconstituição da história da humanidade ou das sociedades humanas, a Gelologia histórica, que é um ramo da ciência geológica, faz a reconstituição da história da terra.
Para reconstituir a história do ser humano, um historiador se baseia em fontes históricas. Por exemplo: objetos, documentos e ruínas de aldeias e cidades são fontes históricas. Estudando esses materiais, o historiador faz a reconstituição da história do ser humano.
Para reconstruir a história da terra, um geólogo também tem que se basear em alguns elementos como, por exemplo, rochas e fósseis. Ele sabe que certos tipos de rochas se formam em clima seco e outros em clima glacial (de geleiras) etc. Assim, ele conclui que as áreas onde essas rochas são encontradas foram, no passado geológico, desertos ou foram ocupadas por geleiras.
Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos (vegetais ou animais) que deixaram suas marcas em rochas da crosta terrestre. Eles permitem ao estudioso saber várias coisas do passado da Terra, como por exemplo, as espécies animais e vegetais que existiram em épocas passadas e as variações do clima - pois, em geral, é possível deduzir como era o clima de uma região pelo tipo de animais e vegetais que ali habitava.
Com base do estudo de rochas e fósseis, os geólogos admitem que a história da Terra ou tempo geológico teve início quando se formou a crosta terrestre. E isso aconteceu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
(foto feita por Selma Galiza)

Nenhum comentário: