MARAVILHAS DA CIDADE DE CORAÇÃO DE JESUS-MG/BRASIL

O município de Coração de Jesus, que está localizado no norte de Minas Gerais, e guarda  um verdadeiro Sítio Arqueológico, com fósseis de dinossauros com mais de milhões de anos, além de belíssimas grutas com escrituras rupestres muito antigas, muitas galerias formadas por rochas calcárias e segredos escondidos... É uma obra-prima em turismos, onde podemos encontrar uma vegetação complexa, uma mistura de cerrados com caatingas e uma grande quantidade de palmeiras belíssimas que enfeitam sua paisagem. Ótima região para passar uns dias e degustar da culinária local com temperos abaianados e o capricho carinhoso dos mineiros corjesuenses.

Gruta Madame Cassu em Coração de Jesus/MG.
Existem no município de Coração de Jesus, Minas Gerais, uma grande quantidade de grutas belíssimas ainda não exploradas. São grutas antigas de formação calcária e que apresentam desenhos e formas difíceis de serem encontrados em outros lugares. enormes salões e galerias subterrâneas com uma grande presença de estalagmite, como por exemplo a Gruta de "Madame Cassu", a Gruta do "Espigão" e outras.
Faça uma visita você também e será bem-vindo!
Praça Ferreira Leal em 2019
A cidade de Coração de Jesus está ligada à MG-145, ao Km 31, no trecho da 365 Montes Claros-Pirapora, numa distância de 34 Km asfaltados. A rede interna alcança todos os distritos, e quanto às cidades interligadas, as quilometragens são: Montes Claros, 73 Km; Lagoa dos Patos, 63 km; Ibiaí, 78 Km; Belo Horizonte, 500 Km; Brasília de Minas, 54 Km; Pirapora, 174; Claro dos Porções, 100 e Jequitaí, 80 Km.
















Rua das Palhas, década de 1930. Hoje avenida Montes Claros.


Esta rua, hoje a  Avenida Montes Claros, era povoada por casinhas de pau à pique, taipas e cobertas por palhas das palmeiras que tanto haviam nesta cidade. Tinha início no córrego Burití, onde muitas mulheres levavam seus filhos para  banharem-se enquanto as mesmas lavavam as roupas de sua família sempre cantarolando. Era uma "festa", como diziam aqueles que viviam na época. Hoje a rua da Palhas se transformou na Avenida Montes Claros, muito movimentada, com casas modernas e asfalto, onde nada relembra aqueles velhos tempos. Até mesmo o córrego Buriti deixou de correr (secou).
Avenida Montes Claros no ano de 1978
Avenida Montes Claros em 2019
Existem muitas maravilhas no município de Coração de Jesus, Estado de Minas Gerais; a começar pela convivência da população e seu relacionamento com a natureza.
Essa harmonia é única, tornando a cidade um lugar aconchegante para residir, passear e recordar aqueles tempos quando o estilo de vida ainda era prioridade, os dias passavam mais lentos, as pessoas se comunicavam com mais frequência a satisfação de compartilharem sua alegrias, decisões, saúde, ou até mesmo, um simples " Como vai...?"
Praça da Matriz da cidade de Coração de Jesus na década de 1920, hoje Praça. Ferreira Leal.
Coração de Jesus, assim como outros municípios, também está caminhando ao lado da "modernidade", mas sempre em busca de conforto e segurança. São passos lentos, sem deixar para trás sua bagagem com culturas ricas que a acompanham se misturando com os dias de hoje formando um emaranhado de surpresas que só quem vive neste lugar ou faz uma visitinha é capaz de sentir. É como disse o velho ditado: " Quem bebe desta água, jamais se esquecerá, e para cá retornará".
Pça. Ferreira Leal, década de 1980.


Olhando para o rio Canabrava de hoje, é inacreditável lembrar que um dia este rio já moveu turbinas de uma usina hidrelétrica que produzia energia para abastecer a cidade de Coração de Jesus. Após vários córregos que alimentavam este rio secarem, o potencial hídrico do mesmo está tão pouco que mal consegue alimentar os agricultores com suas irrigações. Ainda nos restam o rio Pacuí, com um potencial hídrico razoável e que , em 2018, dividimos esta água com o município de Montes Claros, por solidariedade emergencial até que Montes Claros consiga uma outra fonte, seja do rio São Francisco ou do rio Jequitaí. Enquanto isto, o rio Pacuí vem abastecendo os dois municípios.
Antiga Usina Hidrelétrica de Coração de Jesus e seus responsáveis. Esta foto data de 1º de jundo de 1952, quando o município de Coração de Jesus completou 38 anos de emancipação política.
Lago da Praça da Matriz
Nas décadas de 1960-70, existia neste mesmo lugar um "Lago" onde as crianças brincavam de "parte-queijo", roda e outras brincadeiras que hoje não se encontra mais.

Existia em Coração de Jesus, uma usina hidrelétrica que era movida pelas águas do rio Canabrava.Hoje podemos constatar através de fotos antigas e da presença de ruínas ainda abandonadas às margens do rio. Podemos observar na foto acima algumas pessoas que eram responsáveis pela existência e funcionamento desta usina. Dentre eles o Sr. João Santiago de Galiza, técnico responsável pela manutenção e funcionamento da usina. Hoje é um dos moradores antigos que constitui uma biblioteca viva ao relatar fatos importantíssimos da história do Brasil e deste município. Ele foi um dos convocados para defender o país na 2ª Guerra Mundial, embora não participou por que a guerra terminara quando se preparava para partir.
Dr. Samuel Barreto ( in memoria ), ex-prefeito deste município, pessoa importante na construção desta história e que jamais poderá ser esquecido, Sr. José Preto (in memoria)...


Ruinas da antiga Usina Hidrelétrica de Coração de Jesus recebendo a visita do Sr. João Santiago de Galiza no ano de 2009.

A história verbal se faz indispensável após décadas. 
O Sr. João Galiza sempre se preocupou em relatar e mostrar para filhos e netos como era o município. Costumes, ditados populares, vestuário, educação, lazer...
Com os depoimentos de grandes cidadãos do município de Coração de Jesus, como Sr. Ary Ribeiro, Herculano Rabelo, Srª Maria de Queiroz, Sr. Antônio de Matos que aqui viveram e deixaram suas histórias, o próprio Sr. João Santiago de Galiza, a professora e Cientista Social, Selma Vasconcelos Galiza escreveu uma monografia, "A história Verbal de Coração de Jesus", hoje patrimônio da biblioteca da UIMONTES, registrando importantes passagens desta história. Fatos muito engraçados e curiosos relacionados com o comércio, a medicina, transportes, crenças e ditados populares, os tropeiros, bailes e muito mais
Esta é a famosa "Lagoa Feia" do município de Coração de Jesus-MG.
É a "Feia" mais bela que podemos observar. Existem lendas que relatam o "aparecimento" desta maravilha. É muito interessante a simplicidade com que são relatados os fatos que justificam o aparecimento da Lagoa Feia. Talvez sua localização explique exatamente o por quê de tantas histórias que margeiam este mistério.
O cair da noite ás margens desta lagoa transforma aquele ambiente em um lugar místico e misterioso. Uma melancolia que envolve quem está presente...
A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. Essa é a fonte de toda a arte e ciências verdadeiras.
Nesta lagoa podemos ter esta experiência.
Venha conferir pessoalmente.
É muito lindo!

CORAÇÃO DE JESUS, em
( 07/10/2010)

No município de Coração de Jesus existem várias atrações turísticas, embora a cidade ainda não possui pessoas ou organizações que possam explorar este ramo.
Os pontos turísticos são frequentados por famílias, excursões em grupos de estudantes ou amigos, até mesmo historiadores e geógrafos que interessam em concluir alguns estudos/pesquisas nestas localidades.

É muito pequeno o lucro obtido pelo turismo em Coração de Jesus, apesar dos belos pontos que podemos encontrar neste município, além de festas tradicionais que estão incluídas no turismo como a Vaquejada Nacional que atrai turistas de várias localidades do Brasil.




O Sr. Ferreira Leal foi o doador de grande parte das terras que hoje forma o município de Coração de JESUS.
Na matéria ¨"Características gerais do município de Coração de Jesus" postei
sobre Ferreira Leal e sua importância.
Visite esta página neste mesmo blog.
Selma Galiza no rio Canabrava em Coração de Jesus no ano de 1982

Abraços. Obrigada por participar conosco!
Coração de Jesus/MG
Foto.Bezete

52 comentários:

Alberto Carlos disse...

Muito bom e belo esse trabalho!
Aproveito para agradecer a minha professora(sempre vai ser) Selma pelas suas atividades, enriquecendo culturamente a população de Coração de Jesus

Unknown disse...

Gostei muito de seu blog. Deu pra relembrar um pouco da cidade. Fico tanto tempo sem ir aí, e quando vou nem tenho tempo pra rever estes lugares. Parabéns pela iniciativa! abraços
karoley

Anônimo disse...

Selma gostei muito de sua iniciativa em prol da sociedade corjesuense, valorizando sempre o que a cidade tem de belo e possa ser apreciado.
Abraços!

Anônimo disse...

Corjesuense de todo Brasil agradece por nos mostrar um pouquinho da cidade e os trabalhos realizados na educação por profissionais competentes como você.Continue ajudando Coração de jesus a progredir cada vez mais.

Anônimo disse...

Queria muito saber se o prefeito Antônio Cordeiro vai instalar na cidade de Coração de Jesus o projeto CINEMA DA CIDADE, pois é um projeto muito bom e possui apoio do governo federal, a população corjesuense precisa de lazer e cultura, você não acha?

Anônimo disse...

CINEMA DA CIDADE serão salas de cinemas que serão construídas em cidades pequenas e medias, com apoio do governo federal, sendo que a prefeitura terá que elaborar um projeto e enviar para o orgão competente sendo aprovado o governo libera recursos para a construção, seria um ótima alternativa de entretenimento e acesso a cultura que toda pessoa precisa ter.

Anônimo disse...

peço a você Selma uma matéria sobre isso em seu blog para nos informar, no google tem o folder do projeto.

Anônimo disse...

poste mais fotos da cidade de coração de jesus e de seus trabalhos. AMEI....

JANE disse...

Seu Blog é muito bom ,poste materias interessantes de curiosidades da cidade de coração de jesus.BEIJOS

TATY disse...

A cidade de coração de jesus é uma cidade muito alegre e tem que ser conhecida pelo brasil, parabéns pelo seu trabalho.Abraços

Anônimo disse...

É preciso que os estudantes corjesuense busquem conscinetizar a população para a preservação do meio ambiente e também buscar incentivos da prefeitura em prol da cidade de Coração de JESUS.

Anônimo disse...

Visite a cidade de Coração de Jesus vale a pena conecÊ-la . beijos a todos vocês.

Anônimo disse...

adorei a materia quando eu for ai vou querer explorar essas maravilhas parabens

Anônimo disse...

As fotos da cidade ficaram ótimas é bom vê-las e matar um pouco da saudade.

Anônimo disse...

Selma poste fotos da grutas existentes ai em Coração de Jesus seria muito interessante e talvez renderiam algum benefício para o incentivo e preservação da cultura corjesuense.Todos nós agradecemos sua dedicação.

Anônimo disse...

Coração de Jesus merece pessoas que a amem para fazer alguma coisa por ela,pessoas como você que não a deixam cair no esquecimento.
Parabéns pelo seu blog!

silvanei rodrigues de assis disse...

coração de jesus e tudo de bom fui criado nessa cidade ate os 18 anos realmente e uma maravilha

silvin disse...

cidade maravilhosa pessoas umilde cheio de tradições cidade historic a tudo de bom,sivinho rodrigues email.artigosfunerarios1@gmail.com

Anônimo disse...

não sou de coração de jesus, e me decepcionei com várias coisas que presenciei e com pessoas nesta cidade!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

será que é tão dificil selar a paz entre seres humanos neste lugar? HÁ
PESSOAS MÁ, MÁ E MÁ.

Anônimo disse...

E NOTORIO E DE EXTREMA IMPORTANCIA A DIVULGAÇAO DOS ATRATIVOS E DA CULTURA DA CIDADE GOSTO MUITO DESSA CIDADE PASSEI UMA BOA PARTE DA MINHA INFANCIA POR AI AO VER ESSAS FOTOS E OS COMENTARIOS ME BATEU UMA SAUDADE E PASSOU UM FILME PELA MINHA CABEÇA VOCE ESTA DE PARABENS POR SUA CRIATIVIDADE E POR ESTE ATO DE CIDADAO. ASSINADO-MARCOS RODRIGUES

Eduardo Freitas Meireles disse...

Oi sou Eduardo Freitas Meireles filho dessa terra maravilhosa chamada Coracao de Jesus, mas que esta entregue nas maos de pessimos governantes, e com muito orgulho que eu venho visitar o seu web site para ver as maravilhas de minha cidade natal, hoje estou morando na Australia mas estou com muita saudade de minha terra.

Selma Galiza disse...

Dias melhores virão.Continue conosco e obrigada pela visita.Bjs.Selma Galiza.

Anônimo disse...

olá Selma. Parabéns pela divulgação.
gostaria de saber como estão os preparativos para a comemoração dos cem anos de nossa cidade agora em 2012. Não vai passar despercebido vai?

Bianca Dias disse...

adorei essa cachoeira se Deus quiser permaneça assim para que nossos filhos e netos posam conhecer e apreciar.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Achei muito legal, parabéns, agora o que me chamou a atenção quando visitei a cidade foi essa estátua com nome de Francisco Ferreira Leal no meio da praça, porquê ? Dai ´percebi que ler você não fala sobre essa figura que deve ter tido alguma importância para esse município, pois senão não estaria ali...ao contar você evidencia os grandes homens da terra e não falou um pouco sobre esse personagem? Pois se o mesmo se encontra no meio da praça deve dizer alguma coisa, não ?

Acredito que isso iria enriquecer mais a história da cidade de Coração de Jesus.

Agradeço e aguardo...

Anônimo disse...

É mesmo que interessante, gostei de sua colocação:
QUEM ERA MESMO "FRANCISCO FERREIRA LEAL"?

Unknown disse...

E muito bom voltar no tempo,vivenciar bons tempos através de registros postados e ver as transformações de alguns lugares.

Anônimo disse...

procuro ai em coração de jesus a familia de francisco alves dos santos filho de dona maria alves dos santos pois o mesmo tem familia ai e esta morando aqui em itapecerica da serra sp e precisa mi=uito dos seus parentes qualquer informação pode ser p o tel 41379637 sp com o nonato fico muito grato por isso

Unknown disse...

procuro ai em coração de jesus a familia de francisco alves dos santos filho de dona maria alves dos santos pois o mesmo tem familia ai e esta morando aqui em itapecerica da serra sp e precisa mi=uito dos seus parentes qualquer informação pode ser p o tel 41379637 sp com o nonato fico muito grato por isso

Vilma disse...

Moro em Belo Horizonte á 19 anos, sou de Coração de Jesus, todo final de ano passo as férias lá com minha família. Nessas últimas férias de 2013 fiquei muito decepcionada e chateada porque vejo todas as cidades se desenvolvendo e Coração de Jesus destruída, tenho 30 anos, e cresci vendo a praça da cidade, um bom hospital para consultar.E hoje vejo, por ganancia dos homens, a cidade destruída e os pobres cada dia mais pobres. Gostaria de pedir as autoridades que cuide da cidade e das pessoas. Selma, sinto muito, mas não se faz homem como antigamente. Te agradeço pelo trabalho.
Vilma

teresinha barbosa melon disse...

tenho muita vontade de conhecer esta cidade minha mãe me abadanou o nome de minha mãe orlinda olinda tenho irmãos e irmã não conheço fui criada com familia dominga ramos barbosa e miguel barbosa fui resgistrada em montes claros estou doente meu sonho conhecer a minha familia se vcs conhecer essa familia vou ficar muito feliz!!!!

teresinha barbosa melon disse...

tenho muita vontade de conhecer esta cidade minha mãe me abadanou o nome de minha mãe orlinda olinda tenho irmãos e irmã não conheço fui criada com familia dominga ramos barbosa e miguel barbosa fui resgistrada em montes claros estou doente meu sonho conhecer a minha familia se vcs conhecer essa familia vou ficar muito feliz!!!!não sei o sobrenome deles so sei que era de igreja era muito catolico e muito pobre e também se abandonou os meus irmãos!!!!

joaz soares de oliveira disse...

O meu nome e joaz soares de oliveira filho de flozino soares de oliveira E durvalina correia de oliveira.estive em coraçao de jesus no ano de 1985, conheci varios parentes de meu pai.(uma tia por nome luzia e uma prima por nome magda e outras tias e primas que nao lembro o nome gostaria de receber noticias(joaz-inviolavel@hotmail.com

Anônimo disse...

"No inquérito civil público que antecedeu a ação, “por inacreditável possa parecer”, de acordo com o MPMG, “apurou-se que no exercício de 2013 o prefeito de Coração de Jesus recebeu R$ 143,7 mil a título de “diárias de viagem”. Nos quatro primeiros meses de 2014, o valor chegou a R$ 20,9 mil. “É dizer que no curto espaço de 16 meses, o prefeito recebeu do maltratado município de Coração de Jesus, a título de “diárias de viagem”, nada menos do que R$ 164,6 mil, que representa média mensal equivalente a R$ 10,2 mil”, assinalam os promotores de justiça Paulo Márcio da Silva, Renata Andrade Santos e Guilherme Roedel Fernandez Silva, que assinam a petição inicial da ação civil pública."
Acordem pessoal desta cidade, as cidades estão cobrando mais seus políticos, façam vocês também valer isso.
http://osbrasil.org.br/blog/2015/01/20/mpmg-que-acabar-com-farra-das-diarias-de-prefeitos-e-vereadores/

Anônimo disse...

Que tristeza! Uma cidade tão linda e sendo destruída por uma política irresponsável. Eu amo Coração de Jesus mesmo assim.

Anônimo disse...

Parabéns pelas postagens.Adoro seu blog, pois já morei nesta cidade e mato minha saudade acompanhando suas matérias.Cuidem bem desta cidade!

Anônimo disse...

Obrigada pela audiência!
Continue conosco.
selma web site.

Unknown disse...

Procuro em Coração de Jesus e mais especificamente no Distrito de São Geraldo, alguns descendentes de Caitano Malveira. Qualquer informação para: jornalinformativolontra@yahoo.com.br


Anônimo disse...

porcaria de cidade que nao vale nada conheci uma pessoa qoe me enganou. um lixo.


antonio sp

Luiza disse...

Amo esta cidade, meus pais nasceram e foram criados ai, vieram jovens ainda para São Paulo logo após se casarem. Viveram e morreram aqui porém, todos os anos iam visitar os parentes que ainda residem aí.
Meu pai tinha o sonho de voltar a morar nesta cidade. Já visitei algumas vezes e tenho belas recordações.
Adoro ver as fotos desta cidade que tanto amo, parabéns pelo seu blog.

Unknown disse...

Infeliz da cidade que nao conhece sua história, me refiro a meu tataravô Caitano Malveira, que em 1875 foi subdelegado e era dono de engenho de açúcar, e ao pedir informação sobre ele, não há nenhum registro.

Anônimo disse...

Parabéns prof.Selma, pela reportagem. òtimo conteúdo.Leio todas as matérias que posta no seu site e mato a saudade de minha terra natal daqui de muito onge onde estou.Estou morando hoje no Acre.UN GRANDE ABRAÇO AOS CORJESUENSES! Joaquim Enivaldo Rabelo.

Anônimo disse...

Boa tarde meu nome e CARLOS ALBERTO FERREIRA BORGES FILHO DE CANDIDA FERREIRA BORGES .TENHO COMO TIOS JERONIMO E VICENTE DA CONGREGACAO MARIANA E OS MEUS AVOIS ATANASIO X VERIDIANA . GOSTARIA DE SABER QUAL O NOME DA TRIBO DE INDIOS QUE VIVIAM NO ANO DE 1920 JA QUE A MINHA MAE DISSE QUE ERA NETA DE INDIOS.
MEU CONTATO KANOANSUZ@GMAIL.COM

Anônimo disse...

Boa Tarde, queria saber como faz paera chegar nessa lagoa feia ?

Selma Web Site disse...

A Lagoa Feia fica na localidade chamada Mocambo, seguindo pela estrada de Coração de Jesus a Ibiaí.Está situada a quinze quilômetros da sede da cidade. Estrada de terra batida.

D@vi Lino Borges disse...

Boa tarde, sou o Davi, filho de Antônio Expedito Borges, filho de Domingas Ferreira Borges, sua tia, ou seja, meu pai é seu primo. Moramos em Atibaia,SP. Mas estaremos em Coração de Jesus amanhã, dia 04 de janeiro de 2021. Espero que possamos nos falar.

D@vi Lino Borges disse...

Boa tarde, sou o Davi, filho de Antônio Expedito Borges, filho de Domingas Ferreira Borges, sua tia, ou seja, meu pai é seu primo. Moramos em Atibaia,SP. Mas estaremos em Coração de Jesus amanhã, dia 04 de janeiro de 2021. Espero que possamos nos falar.

Unknown disse...

A cidade fará parte da minha lista particular para visitação.
Onde hospedar e dicas de turismo?

Unknown disse...

Hotel Kalila
Hotel Neves
Hotel Decolores
Hotel Diamantino
...

Unknown disse...

Turismo:
Lagoa Feia
Gruta Madame Cassu
Gruta do Espigão
Museu Dinossauro
Várias outras grutas belíssimas...
Estância do Pacuí
Morro de Lourdes
Praça do Dinossauro