A ÁGUA COMO UM RECURSO FINITO.





Podemos chamar a terra de "Planeta Água", porque mais de 70% da superfície terrestre está coberta pelas águas, embora grande parte salgada, o aproveitamento deste recurso pela sociedade não se restringe apenas ao consumo humano ou pelos animais e vegetais; são inúmeras as necessidades que são supridas pelas águas.
Apesar de permear todos os seres vivos, a água é responsável pela formação das núvens, evaporação e precipitação, constituindo aquele ciclo que é vital à existência de vida aquí na terra, além de muitas outras funções que lhe confere.
A nossa maior preocupação é quanto ao uso indevido deste recurso.
Nosso planeta passa por um incompreensivo processo de destruição. Além das constantes agressões ao meio ambiente, não percebemos nenhum cuidado com esse elemento que é essencial à nossa sobrevivência e que se esgota rapidamemte, ao contrário do que se pensava no passado. É preciso ficar claro que a possibilidade de ficarmos sem água é real. É urgente que mudamos esse pensamento e passamos a olhar a água como um recurso finito e que em pouco tempo irá para longe do alcance de nossas vistas, ou simplesmente "desaparecerá", tornando-se difícil, cara e complicada sua utilização.
Em 1999, o mundo superou a marca dos 6 bilhões de habitantes. Imagine o consumo de água nesse planeta tão populoso!
Nunca é demais destacar que, enquanto a população cresce, a quantidade de água doce continua a mesma - apenas 1% de toda água do planeta - sem contar a água das geleiras que ao derreter-se, com o aquecimento global, está se misturando com a água do mar e tornando-se salgada, enquanto que milhões de metros cúbicos de água dos rios já estão poluídas e impróprias para o consumo.


"Ó Pirapora, povo querido
Nosso rio também corre perigo
Os afluentes estão doentes
Como matar a fome desta gente?"
Surubim...Peixe querido!
(Orlando Carneiro Jr. Tora)

Esse foi um dos versos que a cidade de Pirapora-MG, cantou no ano de 2009, em uma das maiores festas populares do Brasil que é o carnaval, demostrando sua preocupação com o desaparecimento da fauna do Rio São Francisco, considerado de Unidade Nacional por nascer e desaguar no Brasil, atravessando diversos estados e passando pelo município de Pirapora-MG, onde suas águas formam uma imensa cachoeira semelhante a um gigantesco "véo de noiva".
Local típico para piracema.
O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Em todo seu curso, corta áreas tipicamente acidentadas. Sempre foi navegável no trecho compreendido entre a cidade mineira de Pirapora e a cidade baiana de Juazeiro ou a pernambucana Petrolina - ambas separadas pelo rio São Francisco.



O rio Canabrava que banha a cidade de Coração de Jesus-MG é um dos afluentes do São Francisco, que sofre com o uso indiscriminado de suas águas pela comunidade, já perdeu mais de 40% de seu potencial hídrico e suas águas poluídas por esgoto doméstico, também grita por socorro.
Poderá ser no futuro, se bem cuidado, uma grande fonte de renda para o município, enquanto ponto turístico pela sua bela cachoeira e regiões onde percorre, lajeados e lindas pedras; além de aproveitado para irrigação na zona rural pelos pequenos produtores de hortaliças e outros.





Foto feita por Carlos na Estação de Tratamento de água da COPASA/MG






2ª ETAPA DO PROJETO SOBRE A ÁGUA.



Foto feita durante a aula de campo na Estação de Tratamento de Água.

Alunos do Eja2"A" da E.E.Benício Prates.

Prof.Geo.Selma Galiza.

Nenhum comentário: