MUTAÇÕES NO MUNDO NATURAL

A RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA EM QUESTÃO


Alunos do Ensino Médio participando da aula de campo na ETE-C.de Jesus.
A prof.Selma Galiza, ministra aulas de campo com seus alunos do Ensino Médio para que eles possam compreender melhor a geografia e colocar em prática o que foi estudado na teoria em sala de aula.
A Ordem Ambiental e Internacional

Política Ambiental de Coração de Jesus-Minas Gerais

O município de Coração de Jesus, Minas Gerais, ficou muitos anos sem se preocupar em fazer a rede de esgoto residencial e o tratamento da água.
A partir do ano de 2005, devido à grande preocupação com a preservação do meio ambiente em todas as regiões do mundo, os países que pertencem à ONU, assinaram compromissos referentes às diversas práticas de proteção dos sistemas naturais, inclusive a criação de unidades de consevação, às quais supõem o manejo de recursos naturais.

Estamos diante de um momento crítico na história da terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro, priorizando o desenvolvimento sustentável, pois os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies.
"O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológicos e sociais". Mais da metade da população do planeta vive em áreas urbanas.
Diante de muitas catástrofes ambientais, pessoas e instituições começaram a perceber que o ambiente não suportaria essa intensidade da agressão humana.
Leis de Proteção Ambiental foram criadas, conferências foram realizadas e acordos foram assinados.
Realizada em 1992, Rio-92, a Cúpula Mundial avaliou os avanços e as dificuldades em torno da questão ambiental no planeta, bem como estabeleceu novas metas e compromissos da Agenda 21.
Um desses compromissos prevê, até 2015, a redução, em pelo menos 50%, do número de pessoas sem acesso ao saneamento básico.
Embargado nestes projetos, o Brasil, assume também este compromisso referente ao fornecimento de água potável à população e ao tratamento dos resíduos produzidos pelos habitantes : O esgoto e o lixo.
São serviços essenciais para garantir as condições mínimas de higiene e saúde à população, bem como a preservação dos manaciais hídricos.
Com os investimentos do Governo Federal, que foram repassados para os Estados e estes aplicados aos Municípios, Coração de Jesus, foi um dos inúmeros municípios beneficiados, que hoje usufrui da rede de esgoto e do tratamento do mesmo, sob responsabilidade da COPASA/MG.
O tratamento do esgoto da cidade de Coração de Jesus-MG, está entre um dos mais bem feito se considerando a sustentabilidade do meio ambiente.
Os resíduos são tratados por bactérias anaeróbicas, sem uso de produtos químicos que comprometem o meio ambiente.
A água utilizada nas residências é devolvida ao rio Canabrava 95% purificada.

Nenhum comentário: