Código Florestal

Pirapora, MG
O Meio ambiente e o Brasil no novo código florestal.

O Brasil é um dos países que possui uma grande área produtiva, ou seja, poderia produzir muitas vezes mais o que já produz, sem ser necessário ampliar as áreas ocupadas pela agropecuária, basta que aperfeiçoe as técnicas produtivas e aplique mais conhecimentos aos produtores e criadores de animais.
Nadando com os Botos-cor-de-rosa no rio Negro em Manaus/AM
Observa-se um grande desperdício de espaços que são mal aproveitados na produção de alimentos e criação de animais . Em várias localidades podemos observar, como por exemplo, um bovino para cada hectare, lavouras que produz uma safra por ano aproveitando apenas as estações naturais, ou melhor dizendo, de safra, uma falsa aplicação do desenvolvimento sustentável. Tamanha é a irresponsabilidade dos empreendedores e empresários que atuam neste ramo, colocando o lucro acima de tudo. Lucros teriam se investissem mais na produção intensiva e inteligente.
Arriscando uma opinião sobre a reforma, ou seja, alteração do código florestal que após aprovado ampliará as áreas que poderão ser aproveitadas para aumentar a produção de alimentos, estendendo assim as fronteiras agrícolas do Brasil. Vejo que a intenção de alguns políticos envolvidos na alteração deste código florestal seja beneficiar os produtores e criadores de animais para que possam aumentar a produção e conseqüentemente atender uma população maior no sentido de fornecer alimentos e atender ao mercado capitalista. Melhor seria procurar outra alternativa que não destruísse a nossa vegetação natural já muito depredada.
Floresta Latifoliada
Falta conhecimento e mais análise nas estatísticas concluídas por vários órgão que defendem o meio ambiente. Muitos destes órgãos pertencem ao governo, ONGs, empresas privadas...,que há muito vem concluindo estudos sobre o aumento da produção de alimentos no Brasil e uma melhor distribuição dos mesmos.
O Brasil já consegue dominar sua própria tecnologia, estudos científicos e aplicação neste campo. O que está faltando é levar todo este conhecimento até os produtores e oferecer-lhes melhores condições para que apliquem o mais rápido possível, pois só assim teremos condições de alimentar nossa população por longas décadas sem ampliar a fronteira de produção, fronteiras agrícolas destruindo ainda mais o meio ambiente desmatando as florestas naturais.
Torre para avistar a Floresta Amazônica em Manaus/AM
Grande parte da vegetação natural do norte de Minas Gerais compõe a vegetação de mata seca, uma paisagem típica de épocas de pouca estiagem, mas que assume uma nova aparência em períodos de chuvas e com muita facilidade e rapidez. Com a alteração do código da lei que protege o cerrado, possibilitou a derrubada de parte desta vegetação e a destruição da fauna que nela vive, sem destacar a proximidade da margem dos riachos, hoje popularmente dizendo “peladas”, “descabeladas”, um verdadeiro absurdo que nos parecem, aos olhos apenas da população rural que está vivendo e acompanhando estas catástrofes antrópicas. É um convite à desertificação dentro do polígono das secas do sertão mineiro.
Árvore com mais de 50 metros de altura na Floresta amazônica
Vamos participar mais das ações do governo, fiscalizar e divulgar. Cobrar destes representantes do povo mais participação nos projetos, estudos e visitas “in loco” para que não aprovem leis sem entender o que as mesmas afirmam.
Floresta Amazônica, Manaus/AM
O Meio Ambiente brasileiro pede socorro, e só nós podemos salvá-lo!
Comentário de Selma Vasconcelos Galiza ( Socióloga e prof.de geografia)
Encontro do rio Negro com rio Solimões em Manaus/AM

Nenhum comentário: