Construindo um Jornal Escolar


Escola Estadual Benício Prates
Coração de Jesus/Mg.
Na prática do ensino, os professores buscam inúmeras formas e técnicas de trabalhar um determinado conteúdo, com a finalidade de facilitar o conhecimento para o aluno, propiciando uma formação intelectual e cognitiva do mesmo.
O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. Ele oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade.
Enquanto educador, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal considerado uma das fontes para atingir tal objetivo. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade em que vive.
O Jornal "O Benício" completa a sua 12ª edição. Publicado pela primeira vez em 1994 por uma turma da 6ª série.
Jornal "O Benício".

Essa metodologia foi realizada pelos alunos da E.E.Benício Prates, sob coordenação e orientação da Professora de português Clarisméia Rabelo.

Breve histórico de um Jornal Mural
O jornal Mural tem quatro séculos de existência, é o mais antigo meio de comunicação que continua a ser usado por milhões de pessoas.
Também não se pode negar sua considerável influência sobre a formação cultural e política da sociedade e a variedade de assuntos que aborda.
Esta metodologia desenvolve o hábito de ler entre os alunos, além de contribuir para a melhoria no trabalho de equipe e mudança de atitude dos alunos e professores.

O jornal mural na sala de aula é fator fundamental para a aquisição da informação.
O objetivo principal deste projeto é desenvolver a leitura, a pesquisa, capacidade criativa, a descoberta de novas formas de expressão e de um novo universo de comunicação por meio das palavras, contribuindo com a formação sócio-educativa dos alunos.
O objetivos de "O Benício" continuam os mesmos:familiarizar os alunos com os gêneros textuais jornalísticos, contexto de produção e circulação, bem como o suporte jornal.
O jornal na escola incentiva o trabalho com a leitura através da criticidade e da discussão sobre a realidade social. Por outro lado ainda existem no interior de muitos estabelecimentos educacionais dificuldades em fazer da leitura uma ação significativa e prazerosa em que os textos estejam condizentes com a realidade dos alunos. Sendo assim, este estudo tem como objetivo trabalhar a leitura de forma significativa, destacando o jornal e sua importância como recurso de ensino e que faz parte da realidade sociocultural do educando.
Os alunos fizeram uma pesquisa-ação na Escola Estadual Benício Prates, localizada no município de Coração de Jesus/Mg, onde foi construído o Jornal: “O Benício” com alunos do 7ª ano “A” do Ensino Fundamental, tendo como principal objetivo utilizar o jornal como propiciador do desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade nas diferentes disciplinas do currículo. Os resultados evidenciam que o trabalho com o jornal em sala de aula, se bem planejado, propiciou aos educandos inúmeras contribuições, dentre elas: um rico conhecimento cultural e social tornando a prática da leitura e escrita uma atividade significativa e prazerosa, trabalhou também as habilidades sociais, a prática da oralidade, o exercício da cidadania e o estímulo à pesquisa.
Em sua primeira edição o jornal contou com o apoio da inesquecível professora de Língua Portuguesa, Maria do Socorro Magalhães Felício  a quem foi homenageada nesta edição, juntamente com o colaborador Pedro da Fonseca Neto.
É também importante lembrar que o jornal é uma oportunidade de trabalhar diferentes gêneros e linguagens com os alunos, pois cada uma das seções envolverá um uso específico da língua, o que pode aprofundado com a turma em diferentes momentos. Há possibilidade também de organizar um jornal mural temático. Este pode ser organizado para veicular determinado trabalho e/ou projeto desenvolvido em sala. Ou ainda pode registrar um evento importante da escola, como a festa junina, a feira da cultura etc.
"O Benício" foi pioneiro e estimulou muitas outras escolas a produzirem também jornais com seus alunos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela reportagem sobre o jornal de mural.Estou construindo um com meus alunos e este serviu como exemplo.Ótima reportagem.

Clarismeia disse...


Obrigada a Professora Selma Galiza pela iniciativa de publicar o jornal mural em seu blog e registrar a sua história. Parabéns pela excelente reportagem, ficamos todos, professores e alunos, lisonjeados com a sua homenagem.
Obrigada amiga!!!

Selma Web Site disse...

Nós quem agradecemos a você Clarisméia, que incentivou e ajudou os alunos a construir este jornal.Parabéns por ser esta professora dedicada e competente.Coração de Jesus fica feliz por ter uma professora como você.Seu espaço neste blog estará sempre aberto para o que se fizer necessário.