Dia do Meio Ambiente


Somente a utilização dos dos recursos naturais não basta. Além do uso racional da natureza, isto é, pelo maior tempo possível e beneficiando o maior número de pessoas, é necessário preservá-la, resguardá-la como ela existe ainda em certas áreas.
Os professores de geografia, ciências e biologia da E.E.Benício Prates, preocupados com a questão ambiental e no compromisso de trabalhar e conscientizar os alunos da escola para que repassem aos familiares, amigos e outros, comemoraram o dia do meio ambiente.
Apesar de estarem sempre colocando o meio ambiente em um lugar privilegiado durante as aulas, muitos trabalhos e pesquisas foram realizados pelos alunos sob coordenação dos professores.
Sabemos que com a industrialização, a chamada vida moderna, tudo se transforma, tudo é constantemente modificado em nome do "progresso". As memórias do passado e as diversidades criadas pela natureza são destruídas a cada dia. Não se respeita nem a história ( tradições e obras das gerações anteriores) nem a natureza (ecossistemas em sua diversidade, principalmente, e também as belas paisagens naturais, como uma montanha ou uma queda d'água de grande valor simbólico).
Muitos problemas ambientais foram lembrados neste momento.
E.E.Benício Prates de Coração de Jesus-MG, Brasil.
(foto: Selma Galiza )

No dia 06 de junho comemora-se o dia do meio ambiente!

Desde a década de 70, a humanidade vem tomando consciência de que existe uma crise ambiental planetária. Não se trata apenas da poluição de áreas isoladas, o que é conhecido ha muito tempo, mas de uma real ameaça à sobrevivência dos seres humanos, talvez de toda a biosfera.
Um fato que ficou claro há muito tempo, é que o problema ambiental, embora possa apresentar diferenças nacionais e regionais, é antes de mais nada planetário ou global. A longo prazo de nada adianta aquele procedimento comum de transferir indústrias poluidoras de uma região para outra, pois do ponto de vistas da biosfera nadase altera. Não podemos esquecer que a atmosfer é uma só, que as águas se interligam (ciclo hidrológico), que os ventos e climas são planetários.
CB Charlei Leonor Vieira do Carmo em uma palestra sobre as leis ambientais na E.E.B.Prates durante a comemoração do dia do Meio Ambiente.
A crise econômica vem suscitando mudanças na economia e também na ppolítica. Não apenas as preocupações ecológicas cresceram nos debates e nos programas políticos como também novas propostas surgiram. Multiplicaram os ecologistas, as organizações e os movimentos ecológicos, assim como os partidos denominados verdes, que defendem uma política voltada para uma nova relação entre a sociedade e a natureza.


Desenvolvimento sustentado


Desenvolvimento socioeconômico que seja ao mesmo tempo consevacionista.
Desenvolver-se preservando o meio ambiente, utilizando dos recursos naturais com responsabilidade, preservando-os para as futuras gerações ( sustentabilidade) e evitando a degradação do meio ambiente, ou seja, poluição, perda da biodiversidade, erosão dos solos, etc.
O desenvolvimento sustentável, portanto, é mais um projeto, ou melhor, uma noção diplomática aceita internacionalmente, mas que tem de ser mais bem definida em função de cada realidade.

(Foto:Selma Galiza)
Alunos da E.E.Benício Prates assistem as apresentações sobre o meio ambiente.
A biosfera, que pode ser comparada a essa casa hipotética, apesar de imensamente maior, é uma só. Ela inclui o ar que respiramos, as águas e todos os ecossistemas.
As enormes queimadas de florestas na África, no sudeste asiático ou na América do Sul não dizem respeito unicamente aos países que a praticam. As queimadas diminuem a massa vegetal sobre o planeta, impedindo a renovação do oxigênio do ar pela fotossíntese. Além disso, liberam enormes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, prejudicando toda a biosfera e, consequentemente, toda a humanidade.
O olhar geográfico, permanece aguçado. O meio ambiente estudado sob ótica espacial, permite tanto a descrição e interpretação das paisagens quanto a análise dos projetos em jogo nos mais diferentes lugares.
(foto:Selma Galiza)
Cartaz confeccionado pelos alunos da escola.
Conservação e preservação do meio ambiente


Conservacionismo ou conservação dos recursos naturais é a moderna preocupação em utilizar adequadamente os aspectos da natureza que o ser humano transformou ou consome. Coservar, nesse caso, não significa guardar ou preservar, e sim utilizar racionalmente. Os seres humanos devem utilizar a natureza de modo a atender às necessidades do presente, além de preservá-la para as futuras gerações.
(foto:Selma Galiza)
Cartazes confeccionados pelos alunos da escola sob coordenação das professoras Selma, Cristina e Mary.
A idéia de conservação dos recursos naturais, entretanto, sempre deu margem a polêmicas, pois aparentemente ela seria contrária ao desenvolvimento ou ao progresso material dos povos. É como se fosse necessário controlar ou paralisar o progresso para evitar o uso desenfreado dos recursos naturais, o que desagrada àqueles que priorizam o desenvolvimento econômico e social.



(Foto:Selma Galiza)
Apresentação do slide feita por Emanoel e Lucas, alunos do 2º ano A
durante as comemorações do dia do meio ambiente.

Palestra feita na E.E.Benício Prates de Coração de Jesus-MG, dia do Meio Ambiente pelo CB Charlei Leonor Vieira do Carmo, da Polícia Ambiental.
As comemorações foram organizadas pelas professoras Selma Vasconcelos Galiza, Geografia, Rosemary Ramos Nobre, Biologia e Cristina, Ciências.
Aconteceram no dia 04 de junho de 2009, no turno matutino e no turno vespertino, com uma grande participação dos alunos, professores, Orientadores e diretores da Escola.

Nenhum comentário: