As REGIÕES NATURAIS DA TERRA.

Prof.de geografia Selma Galiza
AS ZONAS DE ILUMINAÇÃO DA TERRA.
Exposição dos trabalhos de geografia, prof.Selma Galiza, confeccionados pelos alunos do 6º ano A, B, e C da E.E.Benício Prates.
As zonas de iluminação da terra já haviam sido observadas por alguns povos da antiguidade. Na Grécia Antiga, por exemplo, há mais de 2.000 anos os astrônomos já classificavam os climas da terra e criaram a noção de zonas térmicas. Apalavra clima vem di grego e significa "inclinação": inclinação dos raios solares. Os gregos também observaram que o clima varia de acordo com a inclinação com que os raios solares chegam à terra.


Atualmente, o mais adequado é falar-se em zonas de iluminação e não em zonas térmicas, pois existem outros fatores que influenciam a temperatura do ar atmosférico de um lugar. Por exemplo, grande parte da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, encontra-se entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, ou seja, na zona tropical ou intertropical.


(Foto:Selma Galiza)
Trabalhos confeccionados pelos alunos do 6º ano A, B, e C da E.E.B.Prates.
Entretanto, devido à altitude dessas montanhas e planaltos elevados, predominam ali baixas temperaturas ou baixas médias térmicas. Além disso, existem muitos picos montanhosos cobertos pelo gelo durante todo o ano e, no entanto, encontram-se na zona tropical.
Em virtude de a terra ter forma esférica, a zona equatorial(aquela porção de nosso planeta onde se situa a linha equatorial ou do Equador), recebe os raios solares quase vertical ou perpendicularmente no decorrer dos doze meses do ano. Já nas porções situadas ao norte e ao sul da linha equatorial, a inclinação dos raios solares vai se tornando maior. Quanto mais distante do Equador, maior é a inclinação.
A inclinação dos raios solares influi na iluminação e no aquecimento da atmosfera terrestre, na circulação mundial do ar atmosférico e, portanto, no tempo e no clima. E este, por sua vez, influi na distribuição dos vegetais e dos animais na superfície terrestre.

(Foto:Selma Galiza)
Trabalhos feitos pelos alunos do 6º ano, quando aprendiam sobre as Regiões Naturais da Terra e as partes internas da terra.
Os trópicos e os círculos polares são importantes porque delimitam, na esfera terrestre, as zonas de iluminação da terra, ou Regiões Naturais.

Os trópicos de Câncer e de Capricórnio marcam o limite, o ponto máximo, ao norte e ao sul a partir do Equador, onde os raios solares conseguem atingir, perpendicular ou verticalmente, a superfície terrestre. Entretanto, isso acontece apenas uma vez em cada hemisfério no decorrer do ano: em 21 de junho no Trópico de Câncer, quando inicia o verão no hemisfério norte, e em 21 de dezembro no Trópico de Capricórnio, quando inicia o verão no hemisfério sul.

Zonas de Iluminação da Terra e partes internas da Terra.

O alunos aprenderam sobre os paralelos, como encontrar a latitude e a importância de alguns paralelos.
Estudaram também as partes internas da terra, orientados pela prof.geografia Selma Galiza.

Os círculos polares Ártico e Antártico delimitam, ao redor dos pólos Norte e Sul, o alcance máximo dos raios solares no decorrer do ano. Isso ocorre em 21 de dezembro no Círculo Polar Ártico, quando inicia o inverno no hemisfério norte, e em 21 de junho no Círculo polar Antártico, quando inicia o inverno no hemisfério sul. Nos meses de inverno, tanto no Pólo Norte como no Pólo Sul, não se vê o disco solar (sol), e o "dia se torna noite".

Jardim da E.E.Benício Prates
"A escola é um educandário, e pela aparência do belo jardim, demonstra para seus alunos a importância da preservação e respeito pela natureza que é o maior patrimônio da humanidade."

Um comentário:

adrielly suzanne disse...

amei as formas de trabalhos dos alunos ficaram muito bonitas.
e teve muita criatividade.