A PRÉ-HISTÓRIA

Foto : Selma Galiza.
Montagem : Rafael Leite e Alberto
Eduardo, Bárbara, Bruna e Helton Kesley, alunos do 6º ano A da E.E.Benício Prates.

A Criação do Universo
Teoria bíblica
No princípio Deus criou o céu e a terra.
A terra, porém estava vazia e nua. Deus então fez a lua, fez o firmamento, as águas e a terra. Fez as ervas verdes e as árvores frutíferas, os luzeiros no firmamento do céu.
E Deus ordenou: produzam as águas, animais viventes que nadem, aves que voam debaixo do firmamento e todas
as espécies de animais que andem
sobre a terra.
Assim Deus criou o mundo.



Criação do Universo
Teoria Científica
A teoria do Big bang.
Segundo a teoria científica do big bang, há cerca de 15 bilhões deanos, todo espaço e matérias estavam concentradados num pequeno ponto, infinitamente grande. Desse ponto começou a expansão do universo. Como se ocorresse uma "grande explosão", esse ponto começou a inflar, espalhando matéria e energia, ampliando o espaço, deixando o tempo fluir e dando origem ao Universo.
Depois do big bang, núvens de gases foram se unificando, devido à força de gravidade. Assim foram se formando bilhões de Galáxias, as estrelas e os planetas. O nosso planeta, a terra é um deles.
A terra surgiu a cerca de 4 bilhões e 500 milhões de anos. Originou-se de gases e poeira que, lentamente, foram se concentrado.
Inicialmente ela era bem diferente do que conhecemos hoje. Não tinha oceanos, continentes, céu azul ou núvens. A superfície da terra tinha temperatura muito acima dos 1000 graus e era coberta de lavas.
Durante um bilhão de anos de resfriamento da temperatura terrestre, foram se formando os continentes, os oceanos e a atmosfera.


Do surgimento do Homo habilis até a descoberta
da agricultura.
Período Paleolítico

A chamada Antiga Idade da Pedra ou Idade da Pedra Lascada marca o primeiro e mais longo período da História, pois abrange os tempos desde o aparecimento do homem até aproximadamente 12 a 10 mil anos atrás.
Sua denominação provém do uso da pedra lascada como instrumento de trabalho predominante nesse período. Estes instrumentos, embora rudimentares, representavam naquele momento histórico um avanço tecnológico, pois
o homem, através do seu trabalho, utilizando sua capacidade racional, fabricava suas primeiras ferramentas.

O Paleolítico é marcado também pelo fenômeno da glaciação (ação exercida sobre a superfície da Terra pelas geleiras). O predomínio do clima frio fez com que o homem vivesse em cavernas e conquistasse o controle sobre o fogo, fator decisivo para sua sobrevivência. O domínio do fogo possibilitou ao homem do Paleolítico uma melhoria significativa em sua qualidade de vida, na medida em que lhe permitiu afugentar animais selvagens, assar sua carne e aquecer-se do frio rigoroso.

O homem torna-se um "criador" e começa a se distinguir dos outros animais através do uso da razão e da ação sobre a natureza. Nesse momento, o homem ainda vivia em bandos, sua vida era nômade, baseada em uma economia coletora que consistia na caça, na pesca e na coleta. O homem aproveita os recursos que a natureza lhe oferece para garantir seu sustento através da cooperação, da ação em conjunto e, principalmente, do aprendizado social. Nenhum homem nasce sabendo caçar, proteger-se do frio e dos outros animais, ou ainda, construir abrigos, ferramentas e utensílios. Somente através da observação e da aprendizagem o homem foi capaz de elaborar seus conhecimentos e fazer a sua própria história.

Portanto, a união e o trabalho coletivo tornavam-se necessários para a sobrevivência do grupo. Desta forma, podemos observar, na organização das comunidades primitivas, a divisão sexual das tarefas: as mulheres dedicavam-se à coleta e à educação das crianças, enquanto os homens saíam à caça. No período Paleolítico, as mulheres e as crianças encontravam-se em pé de igualdade com os homens, não havendo qualquer distinção, de forma que as tarefas eram divididas apenas com a finalidade de garantir a organização do trabalho comunitário. Sua religião, portanto, foi caracterizada pela ausência de deuses. Possuía um caráter animista (acreditavam em forças da natureza), já que a crença em um deus significaria a existência de um ser superior, contrariando a idéia de igualdade social.

Esta pesquisa foi elaborada pelos alunos do 6º ano "A", Helton Kesley, Eduardo, Bruna Natiele e Bárbara da E. E. Benício Prates, sob orientação da professora de História, Uliana Almeida Prates e da bibliotecária Patrícia Nobre Lélis Leite.















Parabéns crianças!

"A Educação não cria gênios, mas oferece-lhes por fim, oportunidades para se revelarem".
Bjs. Selma Galiza (prof.Geografia)

Um comentário:

Infinito Particular disse...

adoreiii!
tenho que apresentarum trabalho sobre o trabalho coletivo na pré historia!
peguei um trechinho! :