DIA DA CONSCIÊCIA NEGRA

Abertura das apresentações no dia da Consciência Negra, comemorado na quadra da E.E.Benício Prates.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras.Colocando em pauta a importância de discutir a temática negra na escola, a E.E.Benício Prates de Coração de Jesus/MG, também comemorou este dia com a execução de um projeto elaborado pelos profs.História/Geografia ( Isaac/História, Ivana/Geografia, Miracy/Geografia e Ensino Religioso) com participação de outros professores e demais funcionários da escola no qual contemplou diversos assuntos ligados ao povo negro.
Foi mais um belíssimo trabalho realizado pela E.E.B.Prates que envolveu todos os alunos reunindo-os na quadra da escola com objetivo de evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização do negro perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganharam evidência neste dia foram a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.
A aluna Cláudia (2º ano Magistério) da E.E.B.Prates foi uma das meninas que desfilaram representando a Beleza Negra no Brasil.
Os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia.

Hoje, a lei brasileira obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar. Juliana(E.E.Barreiro de Baixo) declamando o poema: Oração da boneca preta.
"As crianças negras nunca se vêm e o que elas olham é sempre diferente delas..,."

A sociedade em que vivemos valoriza outro estereótipo, o que resulta na invisibilização do negro. Isso tem um efeito bastante perverso: as crianças negras nunca se vêm e o que elas olham é sempre diferente delas (relatado em um poema, declamado por uma aluna durante as apresentações).
A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas". Estratégias simples, como a introdução de bonecas negras, podem ter um efeito positivo para reforçar a identificação cultural dos alunos negros. "Revelar a África pela própria visão africana também surte efeito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todos pela valorização da Raça Negra, que é tão forte e guerreira.

Anônimo disse...

A CONSCIÊNCIA NEGRA É UMA GRANDE CONQUISTA DA HUMANIDADE.

MAISA VASCONCELOS disse...

PARABENS SELMA PELA VALORIZAÇAO DA NOSSA CULTURA FOI UM DISFILE INPECAVEL, SEU SIT E SHOW