COMO MINISTRAMOS AULAS DE GEOGRAFIA.

Alunos do 8º "A" da E.E.B.Prates em aula de geografia ministrada pela prof.Selma Galiza.
Este é o desafio para os que fazem parte da educação. por em prática a parte teórica.É importante priorizar as áreas de Ciências, inclusive a Geografia, sob os aspectos que são significativos para a construção do saber, do conhecer e do desenvolver do educando.Tais, a escola deve proporcionar para permitir aos discentes que participem como cidadãos no contexto em que vivem. Isto é, por em prática a aplicabilidade do que é estudado, adequando à sua realidade.
Trabalhando a argila e reações químicas, os alunos descobrem como os vulcões entram em erupções e quais são as consequências para a comunidade local.
Aspectos relevantes que se seguem à realização de atividades práticas, é que estas podem ser desenvolvidas em qualquer sala de aula, seja ao ar livre ou entre paredes, sem a necessidade de instrumentos e aparelhos sofisticados.Entretanto é necessário criar as condições concretas para que as mudanças ocorram e alcancem a melhoria da qualidade de ensino, incentivando as aulas práticas, pois a escola deve buscar fórmulas que permitam aos alunos organizar-se, tornarndo-se responsável pelos espaços cada vez mais amplos no processo de aprendizagem.Os vulcões têm importância na formação do relevo terrestre? Através das experiências realizadas, observações e leituras, com a ajuda da prof.SelmaGaliza, estes alunos encontram a resposta.
É significativo inserir as aulas práticas, pois é evidente que o aluno aprimora os seus conhecimentos depois da parte teórica. Para executar as aulas práticas, o educador deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito pensante, possuidor de capacidade de discernimento, avanço e crescimento, que aprende. É um ser inteligente e criativo.“Conhecer é interpretar”.O pátio da escola se transforma em laboratório onde acontece nossas aulas práticas.
O papel central do ensino da Geografia é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças seja, no aumento das possibilidades de compreensão ou interação do educando, ou seja, aguçando sua curiosidade. A escola deve planejar práticas de participação coerentes, como aulas de campo, aulas laboratoriais, provocar processos de tomada de consciência adequada à realidade dos educandos.Um grupo de alunas apresentam o resultado de sua pequisa aos colegas, após experiência.
É importante que os pais integrem a sociedade ao conhecimento, investindo na educação no desenvolvimento tecnológico e científico.Pois é chegada a hora de sairmos do tradicional ensinamento “livresco”, e por em prática as “aulas práticas”. O importante nessa perspectiva é que o processo educacional necessita apoiar-se no interesse dos alunos, além de gerar novos interesses.
Fica aqui um convite aos pais dos nossos alunos da E.E.Benício Prates para participarem de nossas aulas de geografia, apreciando nossos trabalhos e aprendendo conosco.
Prof.Selma Galiza (Geografia)

CONCLUSÃO DO PROJETO SOBRE AGENDA 21Agendas 21 elaboradas pelos alunos do 9ºano"A" da E.E.B.Prates
Após várias pesquisas individuais e em grupos, aulas de campo, visitas "in loco", debates em sala de aula, Forum aberto ao público em geral, etc, os alunos do 9º ano "A" da E.E.B.Prates, concluíram a Agenda 21 para Coração de Jesus.
Cada Agenda relata sobre quatro temas diferentes : Consumismo, cultura do desperdício, a fome e a miséria, preservação de florestas, inclusive o cerrado e da caatinga, lixo urbano, reciclagem, conservação dos rios da região, tratamento de esgoto, combustíveis alternativos, Educação, inclusão social, saúde da população, distribuição de renda e muitos outros temas que colocaram a turma em alerta e informada sobre a realidade do nosso município.
Muitas sugestões de melhoria foram relatadas pelos alunos que pretendem juntamente com a prof.geografia Selma, expôr estes trabalhos na Câmara Municipal de C.de Jesus, com a finalidade de contribuir na construção de projetos de melhorias para o nosso município.
Apenas algumas agendas foram selecionadas para divulgação, mas todas ficaram ótimas e muito ricas em detalhes.Muitos temas foram estudados pelos alunos para elaboração da Agenda 21
Alunos que foram contemplados com a divulgação de suas agendas

.Talita e Daniela
.Fernanda Santos e Vanessa Tamires
.Chirlei e Caroline
.Isabela Dias e Ivanilde Teixeira
.Maria Carolina e Ianca
.Lívia Maria Matos e Tamara Araújo
.Lara Camila e Lucas Moura
.Jânio Ramos e Káren Araújo
.Larissa Amaral e Nayara Almeida
.Iara Lafetá e Maria Alice

Mais detalhes sobre este Projeto, clic em "Agenda 21" na coluna direita deste blogspot.


4 comentários:

Anônimo disse...

Sou professor de geografia e história, mas minha escola não oferece esta oportunidade. Que posso fazer?

Anônimo disse...

Selma parabéns pelo seu trabalho , continue contribuindo para que a juventude possa garantir um futuro melhor.

Anônimo disse...

Selma seu trabalho faz toda diferença para a educação de Coração de Jesus, sua contribuição traz conhecimento a todos seus alunos.

Anônimo disse...

Selma poste mais novidades históricas sobre a cidade de Coração de Jesus.