PROJETO CINEMA DA CIDADE - CORAÇÃO DE JESUS/MG.

Igreja Matriz de Coração de Jesus/MG
O Ministério da Cultura, lançou em 2010, o projeto "Cinema da Cidade". O objetivo do projeto é instalar salas de cinema em todos os municípios do Brasil. Segundo o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, 92% das cidades brasileiras não contam sequer com uma sala de cinema. Mas o projeto será financiando com emendas de parlamentares.
Conforme Secretaria da Cultura este projeto envolve duas salas de exibição com capacidade variável de 70 a 250 poltronas, projetor e equipamento sonoro, uma sala multiuso e uma bomboniére.Prédio do município onde funcionava o "antigo cinema" de Coração de Jesus/MG. Era palco também de grandes apresentações e "eventos clássicos" como formaturas, etc...
O projeto tem como alvo cidades com população que varia entre 20 mil a 100 mil habitantes. Há 1.177 municípios desse porte sem sequer uma sala de cinema, inclusive Coração de Jesus/MG que tem como patrimônio o prédio do antigo cinema que poderá ser reaproveitado, caso seja beneficiado por este projeto ou, se o município interessar, elaborar novos projetos que inclui também o teatro, em parceria com empresas privadas ou Escolas Estaduais nas quais acontece todos os anos bons trabalhos elaborados pelos professores e diretores que incentivam e revelam uma grande quantidade de talentos juvenis em Grêmios e apresentações nos "palanques" das escolas, aos quais ficam limitados apenas à comunidade escolar que comparece aos eventos promovidos pelas mesmas.Neste prédio, hoje em ruínas, funcionava uma grande Biblioteca Pública Municipal na década de 70. Foi também "Museu". Pode ser reaproveitado para funcionar um Teatro.
O Projeto Cinema da Cidade pretende animar as prefeituras para investir em conjunto com a iniciativa privada na construção ou reativação de complexos de exibição cinematográfica para cidades com população entre 20 mil e 100 mil habitantes e que ainda não tenham salas de cinema e será desenvolvido em parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
Por meio de convênios com as Prefeituras, os complexos de exibição serão financiados com recursos da União alocados por emenda parlamentar.
Além de benifícios aos cidadãos, estaremos enriquecendo a política cultural da cidade.
Coração de Jesus carece sim de projetos que envolvam nossos jovens e toda a comunidade.(SVG)"Bairro Sagrada Família" de Coração de Jesus/MG. Constitui uma demonstração de como a cidade vem crescendo. A população anseia de áreas de lazer.
"Considerando o quadro social em que vivemos atualmente, a maioria das pessoas se vê obrigada a preencher seus momentos de lazer com novas jornadas de trabalho, tendo em vista o atendimento de suas necessidades básicas de sobrevivência, ou mesmo a conquista de seus "sonhos de consumo", o que muitas vezes compromete a qualidade de vida que pode ser proporcionada pelo lazer.A qualidade de vida almejada pelo lazer em seu sentido social, histórico, cultural e político assume, pois, os princípios da qualidade sociocultural, elemento chave na batalha por condições dignas para todos. "Área comercial do bairro Sagrada Família"
Assim, o lazer se torna um espaço para a luta contra a exploração e alienação dos sujeitos, procurando desenvolver a consciência reflexiva calcada não somente na realidade concreta, mas também na possibilidade de atuar sobre ela em busca de saídas.Para tanto, é preciso desenvolver uma educação para (e pelo) lazer que abrace o seu papel multicultural, valorizando o afetivo, a solidariedade e a inter-subjetividade, considerando, ainda, a diversidade cultural e a democratização social na construção de uma educação para todos que enfatize a igualdade mas não elimine as diferenças. Assim, é preciso alargar espaços para os sonhos, para os desafios e para os riscos que suas realizações impõem. E é justamente o repartir da alegria nesse processo que colabora com a formação de sujeitos lúdicos e com o compromisso do lazer com a promoção da qualidade de vida." ( CLGW)
Bairro Buriti II




29 comentários:

Anônimo disse...

Este projeto CINEMA DA CIDADE é muio bom para cidade e é preciso que nossos representantes políticos tenham esta consciência.

Anônimo disse...

Uma biblioteca cultural ou um museu engrandeceria e muito a cultrua e o lazer da cidade, também seria mais um atrativo para os moradores.

Anônimo disse...

Parabéns por divulgar a existência deste projeto cinema da cidade.Tornando-o público os corjesuenses irão procurar junto à Prefeitura a realização do mesmo em nossa cidade.

Anônimo disse...

Cadê nosso Museu? Onde foram parar aquelas peças que um dia foram expostas? Temos que reavê-las.amsarse

Anônimo disse...

Que pena!!!!!!!
Um prédio tão bonito e abandonado!?

Anônimo disse...

Todos os corjesuenses devem cobrar da prefeitura que implante na cidade este maravilhoso projeto e parabéns a você Selma por divulgá-lo.

Anônimo disse...

Cadê o museu? Onde foi parar peças tão importantes para a cultura corjesuense? Devia ser montado novamene enho certeza que seria muito apreciado por todos.

Anônimo disse...

O projeto CINEMA DA CIDADE é um projeto de grande valor cultural além de oferecer uma maravilhosa opção de lazer na cidade, Coração de Jesus precisa deste presente.

Anônimo disse...

A cidade de Coração de Jesus precisa ser impulsionada para ir para frente, se todos conscientizasssem e cobrasse dos representantes muias melhorias viriam e tornavam a cidade melhor para se viver, em qualquer lugar o povo precisa não só de educação e saúde mas também de cultura e lazer e o projeto Cinema da Cidade é uma grande oportunidade,é preciso que a prefeitura veja o grande valor cultural que este projeto teria para a cidade.

Anônimo disse...

É impressionante saber que Coração de Jesus já teve um cinema e um museu,porque será que acabou, faltou incentivos de quem? onde foram parar as peças desde museu?
Esperamos que sejam resgatadas e demonstradas novamente para população.

Anônimo disse...

E o dinossauro, batizado de TAPUIASSAURO, será que um dia voltará a territótio corjesuense, ou pelo menos uma repríca da espécie,para apresentar a população. quem sabe em um futuro museu que esperamos em breve ser restaurado.

Anônimo disse...

Será que a prefeitura vai ter esta sensibilidade e favorecer a cidade com este belissímo projeto.

Anônimo disse...

Nós todos corjesuenses temos que brigar para reaver nosso museu e aqueles acervos da biblioteca pública
que não sabemos onde foram parar.

Anônimo disse...

Eu sei.
Uma pequena parte deles estão desprezados lá no Caic.
A outra parte...???????

Anônimo disse...

O projeto Cinema da Cidade é ótimo ,esperamos que Coração de Jesus seja beneficiado.

Jane disse...

O projeto Cinema da Cidade é sem dúvida muito bom , esperamos que os corjesuenses sejam contemplados com este veículo de cultura e lazer.

Anônimo disse...

Um museu e um cinema é uma fonte de descobertas e de aprendizado, além de proporcionar diversão e cultura.

Carol disse...

Coração de Jesus é uma cidade muito boa de se viver ,mas é preciso ter mais lazer.O projeto Cinema da Cidade e um museu é uma ótima oportunidade de enriquecimento cultural.

Anônimo disse...

E ai temos alguma novidade sobre o projeto Cinema da Cidade?

Anônimo disse...

Nós não devemos deixa esta grande oportunidade passar, os jovens devem buscar este projeto para a cidade.

Anônimo disse...

Este prédio abandonado seria ótimo para se instalar um museu na cidade,fonte de pesquisa e estudo além de levar a todos cultura e lazer.Vamos lá mminha gente ,vamos fazer a cidade andar para o progresso.

Anônimo disse...

Coração de Jesus precisa de pessoas corajosas que tome iniciativas que favoreça a cidade para o progresso.

Anônimo disse...

Selma vá em frente e conscientize a população da importância desde projeto Cinema da Cidade para todos os corjesuenses.

Anônimo disse...

Selma seu blog é ótimo ,é um veículo importante de informação e aprendizado capaz de interferir positivamente na cultura local.

Anônimo disse...

Poste uma matéria sobre o dinossauro achado ai em coração de jesus. E se possível fotos da gruta. BEIJOS

Anônimo disse...

Cinema da cidade é um ótimo projeto que beneficiará a todos,principalmente a juventude.

Anônimo disse...

E ai Selma alguma novidade sobre o projeto Cinema da cidade, você acha que Coração de Jesus será beneficiado.

Anônimo disse...

deus e mais!essa cidade nao tem uma administracao q preste? ela te acabada,ainda bem q eu nao moro ai .
iria passar vergonha .CREDO

Anônimo disse...

Coração de Jesus tem tudo pra ser uma ótima cidade o que falta é investimento.