O Dia Mundial da Água em Coração de Jesus,MG.

Rio Pacuí, Espigão, município de Coração de Jesus.
"Terra, planeta água", é assim que muitos estudiosos e apreciadores da hidrosfera se referem ao nosso planeta. E com muita razão, pois a água ocupa cerca de dois terços da superfície terrestre, localizando-se principalmente nos mares e oceanos.
A vida teve origem nos oceanos, e em todas as suas formas, a água permeia. Nos continentes os rios formam canais que mais parecem com veias, dando mais vida e beleza à terra.
Muitos deles estão poluídos, principalmente aqueles que cortam os grandes centros urbanos. Mas ainda existem muitos rios em bom estado de conservação e outros ainda intactos, principalmente no Brasil e precisamente em nosso município de Coração de Jesus, Estado de Minas Gerais. Se somarmos a quantidade de pequenos rios e córregos que cortam nosso município, mesmo neste sertão mineiro, saberemos a riqueza que temos.Rio Canabrava, São Crispim, Coração de Jesus.
O município de Coração de Jesus é banhado pelo Rio Canabrava, embora assoreado e um pouco abandonado, contrasta uma beleza exuberante ao lado de uma vegetação de mata seca entremeados com a caatinga e o cerrado. Hoje com seu potencial hídrico aumentado em relação à alguns anos atrás, com ajuda dos projetos de pequenas barragens abastece grande parte da população, fornecendo água para o consumo doméstico e prática da agropecuária em suas margens, além de lazer.
ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto ), bairro Canabrava em Coração de Jesus,MG.
Foi construído também em Coração de Jesus a ETE ( Estação de Tratamento do Esgoto), cuja água utilizada nos domicílios é tratada e devolvida para o Rio Canabrava quase tão pura o quanto foi retirada. É de responsabilidade da Copasa fazer este procedimento, além de monitorar a ETA ( Estação de Tratamento da Água) no bairro Alterosa, e distribuí-la para a comunidade local.
ETA ( Estação de Tratamento de Água), bairro Alterosa em Coração de Jesus,MG.
Passa também por Coração de Jesus o Rio Pacuí, com um potencial hídrico bem maior que o Canabrava, formando belas cachoeiras e abastecendo a população da zona rural.
Cachoeira do Rio Pacuí
Tamburil, Riachão, Poço Verde, Gameleira e outros de menor extensão completam a hidrosfera de Coração de Jesus e por serem menores, com menos volume de água, recebem outras denominações, que variam de acordo com a região : riacho, arroio, ribeirão, córrego entre outros.
Córrego Buriti, bairro Buriti em Coração de Jesus/Mg.
O Rio Buriti, hoje na Avenida Sanitária, quase desapareceu. Foi feito a drenagem para construção de casas e uma avenida, a nascente muito assoriada e urbanizada é um exemplo do que vem acontecendo com muitos rios do nosso planeta.
Infelizmente, as modernas sociedades industriais fizeram dos cursos dos rios um depósito de detritos provenientes de esgotos domésticos e de instalações industriais. Essa poluição tem aumentado muitos nas últimas décadas, principalmente nos países pobres.
Alguns países ricos, desde a década de 1960, têm se esforçado para controlar ou diminuir a poluição das águas fluviais ( dos rios). Um bom exemplo foi o que aconteceu com o Reno. Esse rio, que percorre vários países da Europa, teve suas águas sujas e mal cheirosas recuperadas graças a um tratamento de despoluição. A partir de então, diversas espécies de peixes voltaram a viver em suas águas. ( Selma Galiza, prof.geo)Local onde existia uma barragem no córrego Buriti, hoje assoreada e coberta por esta vegetação.

Em Coração de Jesus, querer saber se a magnificiência e a prosperidade da cidade, se comparada com a antiga Coração de Jesus, 80, 90 anos atrás, provinciana, são melhores do que os objetos antigos; principalmente porque as lembranças e fotos, não representam a Coração de Jesus do passado, mas apenas a cidade qua as pessoas guardam na memória, como por exemplo as lavadeiras no rio Burití, com suas crianças banhando naquelas águas "leitosas" próximo a uma porteira velha, areia branca e fina onde hoje é cortado pela Av. Montes Claros. No cair da tarde, com as roupas já limpas e crianças banhadas, dirigiam-se mais um pouco acima até as "cacimbas", enchiam seus baldes com água, colocavam em suas cabeças e retornavam para casa felizes e cantarolando por mais um dia de rotina. Muitos moradores daquela época saíam de suas casas do outro lado da cidadezinha para pegar água doce, assim era chamada, nas cacimbas do burití.
Já se passaram 100 anos...

5 comentários:

Anônimo disse...

CORAÇÃO DE JESUS MG X PIRAPORA MG
Cem anos de diferenças.

Duas cidades do Norte de Minas próximas de completar 100 anos de emancipação política, duas cidades distintas. Distintas por quê? As duas não vão completar cem anos? Esta e uma pergunta que ecoa de algumas pessoas quando indago a respeito. Na verdade as duas completarão cem anos, mas os rumos tomados por cada uma delas, são diferentes, leva-nos a refletir por que uma evolui tanto, e a outra continua na mesmice.
Ao analisar a real situação das duas, me deparei com uma grande diferença, por que Pirapora e mais evoluída que Coração de Jesus? Óbvio, seria uma pergunta fácil de ser respondida, por qualquer cidadão de ambas as cidades. “Pirapora é banhada pelo rio São Francisco, tem o turismo ao seu favor” outro diria “Pirapora teve a estrada de ferro que contribuiu para o progresso da cidade...” E Coração de Jesus, o que tem? Na verdade Coração de Jesus, não e banhada pelo rio São Francisco, e nem sequer teve estrada de ferro, ou até mesmo BR cortando a cidade, para contribuir para o seu progresso. Mas se tivesse isto ao seu favor seria uma cidade evoluída? Acredito que isto só não bastaria... O fato de uma cidade ter muitos recursos ao seu favor não quer dizer que esta cidade, se tornará uma cidade de progresso, Pirapora teve estes benefícios ao seu favor, mas teve também pessoas que souberam explorar estes benefícios para a evolução da cidade. Muitos foram os projetos implantados em Pirapora, para torná-la uma cidade de médio porte que é hoje.
Já Coração de Jesus, também teve, e ainda tem recursos, que se fossem bem explorados, poderiam ter deixado a cidade no mesmo nível de Pirapora, ou num patamar melhor, mas não houve pessoas compromissadas com o seu desenvolvimento, uma região rica em sítios arqueológicos, rios, tudo isto poderia ter sido explorado e contribuído para o seu desenvolvimento, mas devido à falta de interesse dos governantes a cidade não se desenvolveu. Acredito que se a riqueza da cidade tivesse sido explorada, a população corjesuense hoje, estaria desfrutando de uma boa economia, tendo a cidade como ponto turístico e uma boa infra-estrutura.
A realidade está aí para todos verem, pois Pirapora, prestes há completar cem anos, com muitas histórias e progresso para comemorar, enquanto isto, Coração de Jesus com toda a sua história, prestes também a completar cem anos, nada tem para mostrar.

Autor: Dionísio Alves Lima
Professor e Blogueiro.

Anônimo disse...

Com certeza você deve ser um piraporense, pois se conhecesse bem nossa Coração de Jesus, teria muito o que festejar e comemorar conosco o centenário de nossa linda e tranquila cidade.Não basta ter olhos olhos poético para enchergar este paraíso que é nossa Coração de Jesus. Ama-la significa muito mais que enxergar apenas os políticos que aqui passaram ou passam, mas sim ver a beleza natural que existe aqui, a exuberância de nossa cultura, vegetação, fauna, flora, hidrografia e riquezas minerais ainda não exploradas. E se conhecesse mais de nossa história, nosso passado, com certeza mudaria de opinião.
Ser belo é ser nosso!

Anônimo disse...

Eu também amo esta linda cidade!
Parabéns Coração de Jesus, pelos 100 anos, pela sua beleza natural, pela sua tranquilidade, pela sua arqueologia e pela sua população.Povo acolhedor e amigo. Visito sempre esta cidade e já a tenho como meu cantinho!
Muito bela!

Anônimo disse...

O Municipio de Coração de Jesus perderá muito com a destruição do Rio Pacuí pela COPASA.
Mais uma vez, Montes Claros retira um recurso do Municipio de Coração de Jesus, e fica por isto mesmo. Isto explica por que algumas cidades se desenvolvem e outras não.

Selma Web Site disse...

Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social, econômica, histórica…
“O direito humano à água é indispensável para conduzir a vida humana com dignidade”, entendendo-se o direito à água como “o direito de toda pessoa à água suficiente, segura, aceitável",não justifica matar a sede de uma população e deixar outra sem água, o que vai acontecer se retirarem água do rio Pacuí. Já é possível andar pelo leito e encontrar ao invés de água, apenas areia, pedras e folhas secas. Pequenos produtores rurais que moram próximo estão sofrendo com a estiagem. Antes nunca secou. Hoje em dia está muito preocupante, não tem água suficiente nem para o ribeirinho, mal dá para o gado beber. É muito triste saber o que está acontecendo. Temos sim que rebela-nos.