A Saúde da MULHER...

A importância de cuidar do corpo para prevenir doenças.

Aprender sobre nosso corpo e seu funcionamento é muito importante para que possamos controlar as doenças e mantê-lo sadio.

No dia 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, por isto e por muitas outras razões, além de também ser mulher, e ter perdido recentemente a mulher mais importante da minha vida, resolvi publicar esta matéria sobre a saúde das mulheres. Nós mulheres temos que ter o máximo de cuidado com nossa saúde, cuidando do corpo, da mente e do nosso espírito.

Quando falamos das partes do corpo e das doenças usamos sempre o nome científico, isto é, a forma como os médicos falam, porque sabemos que nós mulheres necessitamos conhecer esta linguagem para poder entender, ter mais confiança e principalmente ter o conhecimento do que esta acontecendo com nosso corpo.

Mulheres jovens, cheias de vida e planos para o futuro, têm deixado este mundo de forma violenta causada por doenças que muitas vezes poderiam ser detectadas e curadas se diagnosticadas em tempo.

Na infância nosso corpo ainda não esta totalmente formado. Durante a puberdade,quando a menina está se tornando uma moça, passamos da infância para a fase adulta. Na mulher a puberdade se caracteriza: pela diminuição no crescimento dos ossos,
¨ pelo surgimento dos seios (peitos),
¨ pelo surgimento de pêlos no ventre e nas axilas
¨ pela chegada da menstruação (menarca) e ovulação,
¨ pelo aumento do desejo sexual, e
¨ por mudanças emocionais.
A mulher tem um terceiro ciclo, que é o climatério (menopausa), quando a menstruação e a ovulação terminam. Veremos sobre a menopausa mais adiante.

A MENSTRUAÇÃO
A menstruação começa na metade da puberdade, geralmente entre 11 e 12 anos, ainda que dos 10 até os 18 anos a menina pode ficar menstruada. A menstruação continua até os 49 ou 50 anos, podendo estender-se até os 55 anos. A menstruação não é doença; é algo totalmente normal na vida da mulher e pode ser encarada sem restrições: pode (e deve) tomar banho, lavar a cabeça, comer o que quiser, agir normalmente. O ciclo menstrual varia de 20 a 36 dias, sendo que a
maioria das mulheres tem um ciclo de 28 dias. Geralmente dura de 4 a 6 dias, podendo em algumas mulheres variar de 2 a 8 dias.
Cada mulher reage de forma distinta quando está menstruada, podendo ocorrer alguns destes sintomas:
¨ aumento do desejo sexual;
¨ dores no abdome (cólicas);
¨ dores nas pernas;
¨ dores de cabeça (enxaqueca);
¨ mal humor/ irritação/depressão;
¨ dores nos seios.
Esses sintomas são chamados de “síndrome prémenstrual”.

Importante:
Se você tem filhas mulheres, perto da puberdade, procure prepará-las para a chegada da menstruação. Explique que é algo normal na vida das mulheres: que não é doença. Fale da importância da higiene pessoal nesse período. E, caso você ou suas filhas apresentarem todos (ou quase todos) dos sintomas listados acima, procure um médico, para se certificar que você ou elas não tenham algum problema maior, como por exemplo, a chamada ‘síndrome pré-menstrual’. Lembre-se que esse problema, bem como outros problemas menstruais, podem ser tratados e a
mulher viver a menstruação normalmente.
MENOPAUSA
Menopausa não é doença.
É uma situação normal na vida da mulher, que se caracteriza pelo término da menstruação, ocorrendo, normalmente, por volta dos 50 anos.
Nesse momento aparecem, na maioria das mulheres, alguns incômodos passageiros ou mais fortes, tais como: ondas de calor, nervosismo e pele seca.
Ondas de calor:
É o sintoma mais freqüente. Quase todas as mulheres, nesse período, sentem ondas de calor, porém, em proporção diferente. Variam de pessoa para pessoa e até de época para época. Pode-se ter mais calor em um período e menos em outros.
Como é o calor?
Ele começa de uma hora para a outra, iniciando pelo rosto e pescoço, espalhando-se para cima e para baixo. Muitas vezes, provoca bastante suor, no rosto, no pescoço, na cabeça e no peito. Dura de dois a três minutos e vai embora de repente, assim como chegou, embora algumas situações e hábitos alimentares podem contribuir para o seu surgimento. Entre elas, uso de alimentos quentes, de bebidas, de café, assim como lugares quentes e abafados.
Também situações emocionais como a raiva e a vergonha fazem aparecer as ondas de calor.
Quando ocorrem à noite, e por várias vezes, prejudicam o sono e fazem com que a mulher acorde cansada e impaciente.

O que fazer para diminuir seus efeitos?
¨ A mulher deve tomar bastante água (no mínimo oito copos por dia);
¨ usar roupas de algodão ( elas são menos quentes);
¨ evitar café, chá preto, bebidas quentes, comidas picantes e diminuir o consumo do sal e do açúcar;
¨ evitar ficar debaixo do sol ou sair nos horários mais quentes do dia.
¨ Também é importante o consumo de frutas ricas em vitamina C, tais como laranjas, tangerina, limão, goiaba e acerola, carambola, abacaxi, mamão, manga, assim como o consumo de salsinha, pimentão verde, couve, agrião e outras folhas verdes.
Exercícios físicos:
São de grande ajuda nessa fase da vida da mulher. Como se sabe, eles são importantes para qualquer ser humano, em qualquer época, pois, ajudam a controlar o colesterol, fortalecem os músculos e o coração e deixam as articulações mais ágeis.
Na menopausa a mulher deve fazer exercícios regularmente, principalmente caminhadas. Caminhar é o melhor exercício para essa fase da vida, mas são também recomendados outros exercícios leves, como os de alongamento(esticar o corpo, se “espreguiçar”) e todo tipo de massagem, inclusive nas mãos, dedos, juntas, pescoço, entre outros.
Também é preciso manter uma alimentação saudável e regular ( na hora certa). Tomar um bom café da manhã, almoçar bem, porém, sem excessos e à noite evitar alimentos pesados e encher muito o estômago. ( contente-se com uma sopa ou outros alimentos leves).

A mulher deve se cuidar, gostar de si, e procurar ser feliz, isto ajudará bastante.
MENOPAUSA É TEMPO DE MUDANÇAS
Longe está o tempo em que a menopausa era tratada como o fim da vida sexual da mulher, ou profissional.
Como velhice.
Hoje, quando as pessoas vivem bem mais tempo e com mais condições, ela representa apenas mais uma fase, que deve ser encarada como outra qualquer, mas que pode representar mudanças para melhor.
Ela acontece, de forma normal, por volta dos 45 aos 50 anos, quando a mulher, quase sempre já está com os filhos maiores, às vezes até independentes e por isso, a mulher pode ter uma vida mais calma e feliz.
Para isto, ela precisa, como vimos anteriormente, querer mudar. Seguindo uma vida saudável, procurando se irritar menos, usar alimentos mais naturais (frutas, verduras, pouco sal, pouco açúcar), evitando álcool, cigarros, tomando bastante água e fazendo exercícios.
Ela não precisa, certamente, deixar de trabalhar, apenas evitar trabalhos em locais quentes, muito ensolarado, pouco ventilados e que a deixe nervosa e irritada.
Eis algumas “dicas” preciosas, para uma vida melhor nessa fase da vida da mulher.

Primeiro:
¨ Não se preocupar com o que as pessoas falam sobre a beleza física. Você mulher, pode já não ter o rostinho de antes ou o corpinho perfeito mas terá muito mais experiência, coragem, determinação e certamente estará muito mais bonita, basta você acreditar nisto e deixar de dar ouvidos aos outros.
¨ Procure participar de grupos de mulheres, onde o assunto poderá ser discutido e você aprenderá muito mais sobre ele e também terá a oportunidade de ensinar o que aprendeu.

¨ Faça exercícios.
Caminhe regularmente e siga alguns exercícios como: fique de pé, com os pés paralelos e um pouco afastados e rode o ombro algumas vezes para a frente e trás. Repita para o outro lado. Esse movimento ajudará a diminuir a tensão, a relaxar o pescoço e os ombros.
Para ajudar na respiração, um bom exercício é o de girar os braços para a frente e para trás, algumas vezes. Faça primeiro em um braço, depois no outro. Também é bom rodar um braço para a frente e o outro para trás.
Para diminuir a tensão e ajudar a desabafar, experimente chutar o ar para todos os lados. Não se esqueça de massagear o rosto, as orelhas e os pés. Amasse o chão, apertando os pés, na ponta dos dedos, nos calcanhares, depois para os lados de dentro e de fora.
Mesmo você que trabalha em casa, no quintal alimentando os animais, na roça e em outras atividades, já faz bastante exercício, mas mesmo assim é muito importante fazer estes exercícios especiais.Aqui vai, também, uma receita de suco para ser tomado pela manhã. Ele vai ajudá-la a sentir-se mais disposta e servirá para os minerais que o seu organismo necessita.
Bata no liquidificador (ou rale) uma maçã ou laranja, um pedaço de cenoura ou de beterraba ( ou os dois), folhas verdes como: agrião, salsa, couve.
Que outras frutas e verduras você tem geralmente em casa?
Invente algumas receitas que você pode fazer com o que tem em casa, para sentir-se mais disposta.
¨ Outra coisa importante é evitar o uso do café.
¨ Substitua o café por suco de frutas ou chás como o de camomila ou erva doce;
¨ O café além de provocar as ondas de calor (comuns na menopausa), enfraquece os ossos e, se tomado com o estômago vazio, prejudica o fígado e a vesícula.
Cuidado com a gula.
Esta é uma fase em que o apetite aumenta, assim como a ansiedade, cuidado para não embarcar nesta e comer demais. Tente comer menos e com mais frequência.
Também os exercícios ajudarão a diminuir a ansiedade.
Evite os alimentos muito quentes ou muito frios, eles dificultam a digestão. Beba muita água mas não durante as refeições, esse hábito também prejudica a boa digestão.

AS PRINCIPAIS DOENÇAS FEMININAS
O câncer de útero
O câncer de útero atinge milhares de mulheres. É uma doença que se desenvolve devagar e silenciosamente. O período de desenvolvimento pode ir de 10 a 20 anos. Começa com pequenas lesões que vão aumentando e se aprofundando quando não são tratadas.
Fatores que favorecem o câncer de útero:
1. Início da atividade sexual muito cedo;
2. Ter tido muitas infecções sexualmente transmissíveis;
3. Falta de higiene
4. Ser fumante
5. Desnutrição
6. Falta de vitamina A (encontrada em requeijão, leite, manteiga, peixe, ovos, fígado, cenoura, batata doce, espinafre, couve, alface, salsa).
O câncer do colo do útero é fácil prevenir. Nenhuma mulher deveria morrer de câncer do colo do útero, porque esse é um câncer fácil de prevenir e de curar.
Se o câncer for percebido bem no começo, a mulher tem 100% de chance de cura.

Muito antes dele aparecer, o exame Papanicolaou (ou ‘preventivo’) revela se o colo da mulher tem certas condições que podem levar ao câncer. Se essas condições precancerígenas forem tratadas, a doença pode ser evitada.
O câncer do colo do útero é um tumor que cresce devagar e pode ser percebido bem no comecinho, muito an-tes de aparecerem sinais ou sintomas. Da ferida ou inflamação inicial até o
câncer localizado, podem decorrer de dois a dez anos. Enquanto está somente no colo o câncer é curável em 85% dos casos.
Esse é o tipo de câncer que mais aparece no aparelho genital das mulheres. Os canceres de ovário, trompas, endométrio (parede interna do útero) e vagina são mais raros.

Como prevenir o câncer do colo do útero?
¨ Fazer todo ano uma consulta ginecológica e o exame Papanicolaou (o ‘preventivo’). Esses exames descobrem cedo qualquer problema. Tratar feridas e infecções do colo produzidas por situações de aborto, parto e doenças sexualmente transmissíveis.

¨ Fazer consulta se perceber qualquer problema ginecológico.
¨ Usar camisinha para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis.

Sinais do câncer de colo do útero:
¨ Corrimento parecido com água de lavagem de carne;
¨ Sangramento fora do normal, principalmente depois da menopausa;
¨ Dor e sangramento nas relações sexuais;
¨ Dor na parte mais baixa da barriga;
¨ Mau cheiro.
Não espere aparecer os sintomas. Procure sempre um médico. Faça seus exames anualmente.
Procure o posto de saúde da sua cidade ou de outra mais próxima que tenha serviço de ginecologia.
Não deixe para amanhã.

O CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama tem matado e continua matando muitas mulheres no Brasil. A maioria dessas mortes poderia e pode ser evitada se a doença for descoberta no início, quando o tratamento tem mais chances de cura.
É uma doença que aparece nos seios, como um caroço, em alguns casos, cresce rapidamente e precisa ser retirado o mais rápido possível.

As formas de descobrir a doença são:
Através do exame dos seios feito em uma consulta ginecológica, no mínimo uma vez por ano; através do “auto exame”; ou seja, o exame feito pelas próprias mulheres.

Como fazer o “auto - exame”?
1- Em frente ao espelho, sem roupa da cintura para cima:
¨ observe os seios e repare o seu tamanho, veja se existe algum ponto inchado, fundo ou avermelhado.
Repare se os bicos dos seios apresentam alguma alteração, com os braços caídos ao longo do corpo, e com os braços levantados acima da cabeça.

2- Sentado ou em pé (de preferência no banho): apalpando levemente um seio de cada vez, com os dedos fazendo movimentos circulares na parte debaixo do seio até o mamilo, dando a volta completa.
Examine também debaixo dos braços.

3- Repita deitada, o exame feito durante o banho: para examinar o seio direito, coloque um travesseiro ou pano dobrado embaixo do ombro direito e levante a braço direito acima da cabeça,
para o seio ficar mais esticado. Com a outra mão faça o apalpamento. Agora faça com o seio esquerdo mudando de lado o travesseiro. Levante o outro braço e repita o exame no outro seio.

4- Por fim, esprema suavemente os mamilos para ver se sai algum líquido. É normal sair um pouco de liquido, sem cor e sem cheiro. Caso diferente, consulte um médico.
Grande parte das vezes, algum caroço é detectado no auto exame porém não é câncer, nestes casos é preciso de um esclarecimento médico.

Época ideal para fazer o “auto - exame”.
O período ideal para se fazer o auto exame é quando os seios não estão sofrendo alterações (ocorrem estas alterações no período de menstruação e durante a gravidez). Normalmente, devemos examiná-los após cada menstruação.
Como se vê, o auto-exame dos seios é rápido, não levando mais de cinco minutos. Conseguindo fazer dele um hábito, a mulher fica preparada para perceber qualquer alteração no seio e tomar providências a tempo.

AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
São chamadas doenças sexualmente transmissíveis aquelas que geralmente são transmitidas pelo ato sexual. No caso do seu aparecimento é o casal que deve ser tratado. Durante o tratamento deve-se evitar a relação sexual ou fazê-la com o uso de preservativo.
As infecções mais comuns são :
¨ Candidíase
¨ Tricomoníase
¨ Gonorréia
¨ Sífilis
¨ A mais perigosa é a AIDS

CANDIDÍASE
É causada por um fungo que está presente nas pessoas, animais domésticos, água, ar e solo. A mulher sente coceira na vagina e irritação, sente ardência ao urinar e dor nas relações sexuais. O corrimento é branco ou amarelado, tem cheiro azedo e aparência de leite talhado, podendo aparecer inchação e vermelhidão. O homem não sente nenhum sintoma.
O aparecimento da candidíase é favorecido por uso de muito antibiótico, corticóides, alergias, gravidez, obesidade e falta de higiene.
Para prevenir a Candidíase, é importante evitar o uso de antibiótico sem receita médica, fazer higiene da vagina antes e depois da relação sexual, lavando da frente para trás, usar calcinha de algodão. O tratamento é simples e eficaz. O medicamento receitado por um médico, é tomado por via oral em dose única.

TRICOMONÍASE
A mulher sente muita coceira, apresenta corrimento fino, cinzento amarelado e com mau cheiro, dificuldade de urinar, dor na relação, menstruação muito forte.
No homem os sintomas quase não aparecem, quando aparecem são: ligeira coceira no pênis, secreção clara no pênis, dificuldade de urinar.

GONORRÉIA
Também chamada de pingadeira ou escorrimento. É uma doença que muitas vezes não tem sintomas no seu início.

Na mulher os sintomas podem ser:
¨ Corrimento amarelado com cheiro fétido
¨ Dor ao urinar;
¨ Desconforto retal
Muitas vezes esta infecção está localizada no colo do útero, nas trompas e no ânus.
No homem o primeiro sintoma é a dificuldade de urinar pela ardência e coceira. Do pênis sai secreção amarelada (pus) com mau cheiro. A ereção do pênis fica dolorida. A infecção pode ir para a próstata, para a vesícula, causando ínguas na virilha e febre.
Tanto na mulher quanto no homem, a gonorréia pode levar à esterilidade (não ter mais filhos).
As bactérias da gonorréia podem entrar no sangue e causar doenças nas juntas e no coração. Podem também causar conjuntivite nos recém nascidos.
Não se deve esperar para tratar a doença. É preciso procurar o médico. Durante o tratamento até a cura da doença não se deve manter relação sexual.

SÍFILIS
Esta doença apresenta três fases:
1º fase.
Surge nas primeiras semanas após o contágio.
Aparece uma ferida vermelha, brilhante, dura, sem dor, com mais ou menos 1 cm de tamanho no local onde o agente causador entrou. Geralmente, aparece perto dos órgãos genitais da mulher e do homem, na boca ou nos seios. Nesta fase é muito fácil passar a doença de uma pessoa para outra.
2º fase.
Situa-se entre os 45 e 180 dias após o contágio.
Nesta fase o corpo todo está afetado. Os sinais da infecção são diversos. Os mais comuns são: feridas na pele que variam de local, número e tamanho. Podem aparecer manchas esbranquiçadas na boca e na garganta e queda de cabelos.
Muitas vezes também surgem febres, ínguas e dores nas juntas. Nesta fase a doença continua sendo contagiosa.
3º fase.
Mesmo sem tratar, as feridas desaparecem e a doença entra para a fase silenciosa (latente). Os sintomas finais desta doença se apresentam somente entre dez e trinta anos após o contágio. Eles são: doenças cardíacas, doenças cerebrais que levam à paralisia, cegueira e morte.
Pelas consequências graves, a sífilis deve ser tratada logo no início da doença com muita seriedade. Para descobrir se a pessoa foi contagiada é preciso fazer exame de sangue. A mulher grávida que tiver sífilis, transmite ao bebê e ele nasce com malformações causadas pela doença.
CORRIMENTO
O corrimento vaginal pode ser caracterizado como a presença de muco de cor clara ou esbranquiçada na vagina, acima da quantidade habitual.
O aumento do corrimento vaginal isolado ou associado com a mudança na cor ou no cheiro do corrimento ou com coceira vaginal pode, por outro lado, ser o primeiro sinal de uma doença específica. Estas doenças, além de causarem problemas e complicações para as próprias mulheres, são usualmente transmissíveis sexualmente, podendo ser transmitidas para seus companheiros. É importante consultar um médico.

CISTITES
A cistite é um tipo de infecção urinária na bexiga. Embora, em alguns casos, a cistite pode desaparecer em alguns dias, é recomendado procurar um médico para o tratamento com remédios antimicrobianos em períodos de 3 a 14 dias, dependendo do grau da infecção e da medicação usada. A falta de tratamento pode levar a repetições da enfermidade.

Prevenção da cistite:
¨ Urinar frequentemente;
¨ Beber muito líquido, o ideal são 2 litros de água por dia.
¨ Higiene pessoal constante, com cuidado especial nas partes íntimas.
¨ Evitar o uso de roupas justas por longos períodos, de calcinhas de nylon ou material sintético. Usar de preferência calcinhas de algodão.

MEDIDAS DE HIGIENE E PREVENÇÃO
¨ A prevenção através da correta higiene das partes íntimas é muito importante para a mulher.
¨ No banho procure usar sabonete neutro na região da vagina e evite esfregar forte, pois pode provocar irritações;

¨ Use sempre papel higiênico macio para retirar secreções na vagina;
¨ Evite o uso de roupas justas ou de tecidos sintéticos;
¨ Dê preferência a dormir sem calcinhas;
¨ Fique atenta para os corrimentos;
¨ Use sempre camisinha em suas relações sexuais.
Não tenha vergonha de procurar um médico para tratar estas doenças.

AIDS: a doença mais perigosa.
É uma doença provocada por um vírus, o HIV, que ataca a defesa do corpo contra as doenças. Por isso a pessoa que tem AIDS chega a morte por doenças comuns.
A transmissão do vírus se dá por meio de líquidos corporais como secreção vaginal, sêmen e sangue. Fora dos líquidos corporais o vírus não dura mais do que dois minutos.

A transmissão se dá por:
¨ Relação sexual, anal ou oral se houver ferida na boca;
¨ Uso comum de agulhas contaminadas;
¨ Transfusão de sangue contaminado;
¨ De mãe para filho durante a gestação.

Sintomas:
¨ Cansaço persistente com duração de mais de três meses;
¨ Grande perda de peso sem motivo aparente;
¨ Febres persistentes, acompanhadas por calafrios e suores noturnos;
¨ Diarréia freqüente;
¨ Ínguas por todo o corpo;
¨ Tosse seca, com longa duração;
¨ Manchas (lesões) esbranquiçadas na boca, em grande quantidade;
¨ Diminuição do fôlego durante o esforço físico;
¨ Facilidade de sangramento em qualquer ferimento;
¨ Dores de cabeça, fortes e persistentes, acompanhadas de problemas de visão.
Estes sintomas aparecem quando a doença encontra-se em estágio avançado. O vírus pode permanecer durante muito tempo de forma latente.

Como prevenir:
¨ Use sempre camisinha em suas relações sexuais;
¨ Faça o teste de HIV sempre que você esteve exposta a uma situação de risco;
¨ Esteja atento para as formas de contágio.

Cuide-se! Viva a terceira idade com qualidade. Afinal, o mundo moderno é das mulheres! (prof.Selma Galiza)


Nenhum comentário: