INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS



INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Em nosso dia a dia consumimos diversos produtos e serviços. Cada um desses produtos tem uma história: muitos realizaram um longo percurso par chegar até nossas casas, muitos vieram de outros países e, certamente, muitas pessoas se envolveram em sua fabricação, transporte e no fornecimento de matérias-primas.
            Também convivemos com muitos serviços. Quando vamos ao médico, à escola, quando usamos o ônibus, trem ou nos divertimos em parques, cinemas e teatros ou até mesmo quando estamos visitando um lugar turístico.

INDÚSTRIA
A Revolução Industrial provocou mudanças no espaço geográfico mundial que foram decisivas na formação da sociedade atual.

O artesanato é a arte e as obras dos artesãos. Um artesão, por outro lado, é a pessoa que realiza trabalhos manuais, sem recorrer a máquinas nem a processos automatizados. Não existem, por conseguinte, duas peças de artesanato exatamente iguais.
Exemplos: “Quando fomos ao Norte, comprei várias peças típicas de artesanato”, “A minha tia ofereceu-me artesanato do Peru para decorar o meu apartamento”, “A maior parte da população local vive do artesanato”.
Posto isto, o artesanato pode definir-se em oposição às produções industriais ou em série. O trabalho dos artesãos implica a implementação de diversas técnicas manuais.
O artesanato faz parte da cultura tradicional dos povos, já que as suas origens remontam à época pré-industrial. Há milhares de anos atrás, já existiam peças de artesanato elaboradas com diversos materiais.

Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usada somente a mão (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
Embora o termo manufatura tenha surgido relacionado ao trabalho manual, atualmente usamos a expressão "produto manufaturado" para nos referir ao bem produzido de forma industrial, ou seja, com o uso de máquinas.
O termo manufatura também é empregado para o local de produção de bens industrializado, ou seja, a fábrica.

Indústria é uma atividade econômica surgida na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.

Comércio: é uma atividade econômica do Setor Terciário que consiste na compra e venda de mercadorias entre pessoas, empresas e países.
Tipos de comércio: Loja de departamentos, hipermercados, centros comerciais que podem ser atacadistas ou varejistas.


Robótica: Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletricidade, eletrônica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controlados por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manual ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas podem-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são umas imitações da vida não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez as pessoas utilizam mais os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários construir robôs começaram a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nesta época que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações, o pai da robótica industrial foi George Devol. Atualmente. O termo Robótica foi criado pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac Asimov, no seu romance "Eu Robô", de 1948. Neste mesmo livro, Asimov criou leis, que segundo ele, regeriam os robôs no futuro.
 Turismo: 
A definição acadêmica de Turismo, segundo a OMT é: "Movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas".
Portanto Turismo é a realização de viagens para local diverso do qual a pessoa more, seja a lazer, passeio, negocio, religião ou outra atividade diversa da econômica. Daí a divergência sobre a correta utilização do termo "Turismo de negócios".
Melhor explicando, Turismo é uma atividade que envolve o deslocamento de pessoas de um lugar para outro. É uma mistura complexa de elementos materiais, que são os transportes, os alojamentos, as atrações e as diversões disponíveis, e dos fatores psicológicos, que seriam desde uma simples fuga, passando pela concretização de um sonho ou fantasia, até simplesmente a recreação, o descanso e incluindo ainda inúmeros interesses sociais, históricos, culturais e econômicos.


Turismo no Brasil
O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil (dentre as espécies, significativamente, o Ecoturismo) e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de U$ 3,5 trilhões (2001). É o meio lícito que mais movimenta dinheiro, atrás somente do narcotráfico e da indústria bélica (meios ilícitos).
Tal ramo é de fundamental importância para o profissionalismo do setor turístico e necessário para a economia do Brasil, país com excelente potencial Turístico.
Vale-se lembrar que o consumidor do produto turístico, no Brasil, está bem amparado no Direito positivo brasileiro, com uma das melhores legislações existentes através do Código de Defesa do Consumidor.
O setor de turismo apresenta um crescimento contínuo e sustentado nas últimas décadas, constituindo-se em um dos setores de melhor desempenho na economia mundial. O número de turistas que chegam ao Brasil, no entanto, apesar do crescimento, mantém-se menor quando comparado com os outros países. A Áustria, por exemplo, país de diminuto território, recebe cinco vezes mais turistas que o Brasil, assim como o México, país de características similares ao Brasil. Há então enormes oportunidades de crescimento para o setor no Brasil. A realização de tão grandes possibilidades, contudo, depende da formação de quadros profissionais altamente qualificados que aliem a familiaridade da prática quotidiana dos negócios com um instrumento teórico refinado, de modo que a expansão do setor seja feita de forma sensata, eficiente e sustentada.

Turismo em Coração de Jesus-MG/Brasil
No município de Coração de Jesus existem várias atrações turísticas, embora a cidade ainda não possui pessoas ou organizações que possam explorar este ramo.
 
Os pontos turísticos são frequentados por famílias, excursões em grupos de estudantes ou amigos, até mesmo historiadores e geógrafos que interessam em concluir alguns estudos/pesquisas nestas localidades.
É muito pequeno o lucro obtido pelo turismo em Coração de Jesus, apesar dos belos pontos que podemos encontrar neste município, além de festas tradicionais que estão incluídas no turismo como a Vaquejada Nacional que atrai turistas de várias localidades do Brasil.

Gruta Madame Cassu em Coração de Jesus/Mg.
Como pontos turísticos podemos destacar entre outros a Lagoa Feia, Cachoeira do rio Canabrava, várias grutas como a de Madame Cassu, Ponte Nova no rio Pacuí...

4 comentários:

VITORIA MARIA GALVAO disse...

linda foto selma vc deve ser uma otima professora como queria ser sua aluna

Anônimo disse...

Parabéns pela explicação leve e objetiva.

Unknown disse...

Ajudou-me Muito!

Unknown disse...

O artesanato é a arte e as obras de arte são um artesão por outro lado é a pessoa que realiza trabalhos manuais sem recorrer a máquinas nem a processos automatizados não existe Por conseguinte duas peças de artesanato exatamente iguais exemplo quando formos ao norte comprei várias peças típicas de artesanato a minha tia ofereceu-me artesanato do Peru para decorar o meu apartamento a maior parte da população local vive no artesanato o artesanato pode definir-se em oposição as Produções industriais ou insere o trabalho dos artesãos implica a implementação de diversas técnicas manuais o artesanato faz parte da cultura tradicional dos povos Já que as suas origens remontam à época pré-industrial há milhares de anos atrás já existem peças de artesanatos elaborada com diversos materiais