PROJETO “EDUCAÇÃO PARA A VIDA”



 Sustentabilidade Ambiental
Projeto em desenvolvimento que leva em consideração a utilização e preservação dos recursos naturais e do meio ambiente em geral, sendo necessário para tanto, a aceitação das necessidades básicas da população e o comprometimento com as gerações futuras, a partir de programas educacionais e de um elaborado sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito pela diversidade cultural.
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Art. 225 da Constituição Federal do Brasil
 Alunas da E.E.Benício Prates apresentando a música "Terra, planeta água".
"Tudo está entrelaçado,  
como o sangue que une uma família.  
Tudo está entrelaçado.  
Tudo que ocorrer com a terra 
ocorrerá aos filhos da terra.  
O homem não teceu a trama da vida;  
ele é apenas um fio.  
O que faz com a trama, faz consigo mesmo!” (Chefe Seatle, 1854)

 Ildeu Dias dos Santos e Daniel Saraiva de Freitas ( Agentes de Saneamento)COPASA/MG

Água: Um recurso Finito!

"Terra, planeta água", é assim que muitos estudiosos e apreciadores da hidrosfera se referem ao nosso planeta. E com muita razão, pois a água ocupa cerca de dois terços da superfície terrestre, localizando-se principalmente nos mares e oceanos.
A vida teve origem nos oceanos, e em todas as suas formas, a água permeia. Nos continentes os rios formam canais que mais parecem com veias, dando mais vida e beleza à terra.
Muitos deles estão poluídos, principalmente aqueles que cortam os grandes centros urbanos. Mas ainda existem muitos rios em bom estado de conservação e outros ainda intactos, principalmente no Brasil e precisamente em nosso município de Coração de Jesus, Estado de Minas Gerais. Se somarmos a quantidade de pequenos rios e córregos que cortam nosso município, mesmo neste sertão mineiro, saberemos a riqueza que temos.
 O município de Coração de Jesus é banhado pelo Rio Canabrava, embora assoreado e um pouco abandonado, contrasta uma beleza exuberante ao lado de uma vegetação de mata seca entremeados com a caatinga e o cerrado. Hoje com seu potencial hídrico aumentado em relação à alguns anos atrás, com ajuda dos projetos de pequenas barragens abastece grande parte da população, fornecendo água para o consumo doméstico e prática da agropecuária em suas margens, além de lazer.
  Foi construído também em Coração de Jesus a ETE ( Estação de Tratamento do Esgoto), cuja água utilizada nos domicílios é tratada e devolvida para o Rio Canabrava quase tão pura o quanto foi retirada. É de responsabilidade da Copasa fazer este procedimento, além de monitorar a ETA (Estação de Tratamento da Água) no bairro Alterosa, e distribuí-la para a comunidade local. O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar microrganismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos:Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.
 Professoras Diva de Lourdes, Selma Galiza e Silvana
E.E.Benício Prates
A escola é sem dúvida construída por sua comunidade – e, assim como o gestor ou a equipe diretiva da unidade tem seu papel na organização do projeto escolar, é preciso que toda comunidade esteja envolvida na implementação e construção do projeto. Assim, professores, estudantes e outras instituições como parcerias são fundamentais na articulação dos projetos da escola e devem participar ativamente da sua construção. Na Educação Integral, todos são corresponsáveis e trabalham juntos na construção de uma educação de qualidade.
Agradecemos a participação de  José Domingos Ferreira(encarregado da Copasa-Mg), Ildeu Dias dos Santos e Daniel Saraiva de Freitas (palestrantes) e demais educadores envolvidos neste projeto.


 

Nenhum comentário: