SIMULAÇÃO DE PROJETO DA AGENDA 21 DO MUNICÍPIO DE CORAÇÃO DE JESUS/MG.

Trabalhos escolares contendo Agenda 21 de Coração de Jesus/Mg elaborada pelos alunos do 
9º ano "A" 2016 da E.E.Benício Prates.
DINÂMICA
Para elaboração da Agenda 21 de Coração de Jesus/Mg ( simulação de projeto ), com objetivo de  mobilizar para sensibilizar governo e sociedade; criar um Fórum de Agenda 21 Local ( aberto para debates no www.selmawebsite.blogspot.com ); elaborar um diagnóstico participativo; e elaborar, implementar, monitorar e avaliar um plano local de desenvolvimento sustentável, os alunos do 9º ano “A” da E.E.Benício Prates, pesquisaram em livros, sites, jornais, revistas que descrevem ou anunciam características do município de C.Jesus como o relevo, vegetação, clima, hidrografia, saneamento básico, educação, assistência à criança e ao adolescente, urbanização, dentre outros aspectos, além de entrevistarem vários moradores em bairros distintos e profissionais disponíveis que colaboraram para que este trabalho fosse realizado com sucesso.

AGENDA 21
CONCEITO DE AGENDA 21
 Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

A Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira.  Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.

A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazo. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

Conclusão da Agenda 21 elaborada pelos alunos do 9º ano "A" 2016
E.E.Benício Prates - Professora Selma Galiza
CONCLUSÃO DAS PESQUISAS
Embora harmonioso e aconchegante, com pontos turísticos belíssimos e uma rica cultura diversificada o município de Coração de Jesus carece de assistência em todos os setores. Conforme os "entrevistados" pelos alunos, vários problemas foram relatados na saúde, educação e saneamento básico. Houve alguns investimentos nestes setores como aquisição de equipamentos, reformas e contratação de pessoal para prestarem serviços; mas continua insuficiente o atendimento à população que anseia por melhor qualidade de vida.
Um outro grave problema detectado e citado pelos entrevistados foi a grave depredação do meio ambiente, do cerrado e da caatinga que compõem a vegetação original do município e desaparecimento dos córregos. Mais de 50% dos córregos antes fluentes, hoje não existem mais. Apenas uns leitos mortos, secos e sem vida. E os poucos que sobreviveram estão com o potencial hídrico muito reduzido.
Quanto ao saneamento básico, existe em Coração de Jesus a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) e a ETA (Estação de Tratamento da Água) que é monitorada pela Copasa/Mg e tem resolvido muitos problemas a ela relacionados. Os poucos rios existentes não estão poluídos e a água embora racionada chega até as residências bem tratada e suficiente para o abastecimento das famílias.
Quanto à urbanização, Coração de Jesus apresenta uma proporção diferenciada no atraso em seu crescimento econômico. Os municípios vizinhos  tiveram maior crescimento em detrimento à Coração de Jesus que recebeu reduzidos  investimentos de estabelecimentos públicos e privados pouco alterando a estrutura econômica e social da região. No setor de serviços verificaram-se sérias limitações. O crescimento da exploração agrícola e pecuária foram os responsáveis por impulsionar maiores resultados e apresentam-se como promissores para novos investimentos e geração de postos de trabalhos na região.
O Lixo Urbano também foi muito citado pelos moradores. Com o crescimento das áreas urbanas o lixo continua sendo um problema grave da urbanização e a coleta  insuficiente, apesar também de muitos moradores não contribuírem observando os horários  em que passa o caminhão da limpeza urbana,  utilizando as lixeiras e zelando pela organização e higienização das portas de suas residências.
Observou-se também um considerável deslocamento de população rural para a zona urbana, acarretando assim um crescimento desordenado dos bairros periféricos. Com o projeto “Minha Casa, minha Vida” do governo Federal, a população local foi agraciada com dois blocos de casas populares no entorno da cidade. No início do perímetro urbano a cidade conta ainda com casas populares através do programa do governo para famílias de baixa renda que passaram por transtornos em suas moradias nas ocasiões de chuvas.
O município de Coração de Jesus, hoje possui vários bairros: Sagrada Família, Centro, Buriti, Alto Buriti, Renovação, Alterosa, Diamante I e II, Canabrava, Aeroporto, Santa Tereza,  Rosa Norato, São Rafael, Nezinho Pinheiro, Chora Menino, Alto Bom Jesus, Baixa do Guedes, Fervedouro.
Praça Dr.Samuel Barreto em Coração de Jesus/Mg

CONVITE
O FÓRUM da Agenda 21 já está aberto no site www.selmawebsite.blogspot.com e conta com sua participação criticando, denunciando, elogiando  e sugerindo melhorias para o município de Coração de Jesus rural e urbano, em todos os setores supra citados.

Agradecemos sua participação!


Resultado das pesquisas dos alunos do 9º ano "A" da E.E.Benício Prates
Agenda 21 - Prof.Selma Galiza
Diretora Uliana Almeida Prates
2016

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho,professora Selma! Inteligente ideia!!!